Dicas para manter seu corpo em movimento no inverno

6 de junho de 2022
No inverno vale de tudo, menos manter o corpo parado,

Tempo de leitura: 4 minutos.

O inverno ainda nem começou, mas as temperaturas já baixaram aqui já no Sul do país. Neste período sobretudo chuvoso, o desconforto em manter uma rotina de exercícios físicos se torna mais frequente. Além do que, nos dias mais frios, tendemos a comer mais, já que nosso corpo gasta mais energia para nos manter aquecidos.

Para que o inverno não se torne vilão das suas práticas saudáveis, o Positivo em Foco conversou com Nayra Gazafi de Moraes, analista de Comunicação do Instituto Positivo (IP), que deu 5 dicas quentinhas para manter o seu corpo em movimento.

  1. Faça virar hábito.

Sim, esse é um clichê, mas que se encaixa perfeitamente quando o assunto é exercício físico. Tem coisas na sua rotina que você não abre mão, certo? Coloque a atividade física nesse nível de prioridade e logo você não vai encarar mais como obrigação. Perceba as mudanças no seu corpo e na sua saúde e vibre com cada conquista. Seja você a sua maior motivação.

  1. Encontre uma atividade que você gosta.

Nem todo mundo gosta de frequentar a academia, e está tudo bem! Procure um esporte ou atividade que você gosta de praticar e encare esse momento com mais descontração. Além dos esportes tradicionais e das lutas, temos diversas opções, como hidroginástica [piscina aquecida, por favor!], aulas de dança, beach tennis, corrida de rua, etc., sempre com o auxílio de um profissional. Ah, e antes de começar qualquer exercício físico, não esqueça de se aquecer e fazer aquele alongamento padrão.

  1. Reage, coloca uma roupa confortável!

Roupas adequadas sempre caem bem neste período mais frio, pois diminuem a perda de calor durante os treinos e protegem seu organismo. Use luvas, gorros e peças com materiais térmicos, mas não abra mão do conforto e mobilidade, para não atrapalhar seu treino.

  1. De olho no equilíbrio.

Já que nos dias mais frios nosso corpo precisa de mais energia, é preciso ajustar a alimentação. Busque fazer boas escolhas na hora das refeições e não abra mão das frutas, verduras e legumes.

  1. Faça boas substituições na sua alimentação.

Na estação mais fria do ano, as sopas e caldos são indispensáveis. Opte pelos sabores que trazem nos ingredientes proteínas magras e curta o cardápio de inverno sem abrir mão de nada!

Conheça a história da Nayra.

 “Quando cheguei aos meus 24 anos e quase 110kg na balança, me assustei. Esse foi o start para que eu fizesse mudanças efetivas nos meus hábitos. Comecei aos poucos, ajustando a alimentação e praticando exercício físico conforme eu aguentava. Com o tempo minha resistência foi aumentando, assim como minha performance nos treinos. Comecei a correr na rua e me apaixonei pelo esporte. Quanto mais me dedicava, mais sentia os resultados, que vão muito além do emagrecimento: eu passei a dormir melhor, não tive mais refluxo nem dor no estômago, tenho mais disposição e energia para fazer minhas atividades diárias. Hoje já são mais de 30kg eliminados e uma rotina mais saudável com muita qualidade de vida”.

Mini currículo:

 Nayra Gazafi de Moraes, jornalista especializada em comunicação empresarial, atua na área de Comunicação do Instituto Positivo desde 2022.