5 práticas comuns que podem danificar o seu notebook

3 de fevereiro de 2022
Com pequenas mudanças de comportamento, você pode evitar prejuízos e prolongar a vida útil do seu computador.

Os computadores portáteis são grandes aliados do trabalho remoto e se tornaram companhias constantes no dia a dia de muita gente. Seja no home office, com aquela reunião on-line, ou a lazer, assistindo a sua série favorita na cama.

Mas alguns hábitos podem estar encurtando a vida útil do seu equipamento. Por isso, listamos aqui algumas práticas que você deve evitar para não ter prejuízos e prolongar o bom funcionamento do seu computador. Confira:

1 –   Utilizar o notebook em cima do colo ou de superfícies fofas
Esse tipo de suporte pode bloquear as entradas de ar do equipamento, levando a um aquecimento da máquina acima do normal. Sem contar que pode até parecer confortável, mas não é nem um pouco ergonômico.

2 – Instalar programas de origem desconhecida
Evite baixar programas suspeitos em sites que você não conhece. Isso porque esses softwares podem conter algum vírus ou malware, que causam danos ao notebook.

3 – Não realizar a limpeza da máquina regularmente
A limpeza é essencial e deve ser feita periodicamente. O acúmulo de sujeira, tanto na parte externa quanto na interna, pode prejudicar o funcionamento do equipamento. Em casos extremos, chega a impedir a ventilação interna adequada ao notebook, levando a um superaquecimento.

4 – Deixar o notebook em locais inadequados
Ambientes com baixa ventilação, alta umidade e temperatura fora dos padrões certamente trarão um impacto negativo para a máquina. Outra dica é manter o notebook distante de aparelhos elétricos que possam gerar um forte campo magnético, como um motor ou um alto-falante de grande porte.

5 – Transportar o notebook ligado
Ao carregar o equipamento em funcionamento, o disco rígido segue atuando. Esse componente funciona como uma agulha sobre um disco. Movimentos bruscos podem pressionar a peça, fazendo com que o material de gravação sofra danos irreversíveis.

Gostou das dicas? Curta os conteúdos do Positivo em Foco e compartilhe com seus amigos!