Como economizar água e luz em casa

27 de setembro de 2021

Diante dos desafios climáticos que estamos passando e da consequente escalada de preços nas contas de água e energia, buscar soluções para suavizar a situação tornou-se uma necessidade habitual em nossos lares. 

Para ajudar você nesse momento de economia, confira as dicas do analista financeiro do Instituto Positivo, Fernando Henrique Kuchenbecker, de como utilizar água e energia elétrica de maneira sustentável e consciente. 

Um banho refrescante e econômico 

Para ter o uso consciente de água e luz, no banho a armadilha pode ser grande! Se você tiver um chuveiro elétrico, então, o consumo de uma leve chuveirada de 15 minutos chega a gastar até 135 litros de água. Adote o hábito de uma higienização de 5 a 7 minutos, que reduzirá o gasto para apenas 45 litros, e lembre-se de ajustar a temperatura do aparelho de acordo com o clima. 

Em dias quentes, use o chuveiro no modo “verão”, que gastará menos energia para aquecer a água e o custo na conta será menor ainda. Você sabia que o modo “inverno” tem um consumo, em média, 30% maior?

Já para quem tem chuveiros com aquecedor a gás, a dica é que o pessoal em casa tome banho seguidos. Isso porque, embora o aquecedor demore entre 2 e 3 minutos para esquentar água, o volume parado nas tubulações é desperdiçado antes de efetivamente se tornar útil para o banho. 

E se quer aproveitar ao máximo, armazene a água ‘fria’ do chuveiro em baldes para utilizá-lo na lavagem de roupas, por exemplo.

Pratos brilhantes,  

“Sempre haverá louça para lavar”, um ditado que não foge à verdade. Nem por isso, enxaguar os seus pratos e copos precisa ter uma rotina extensa. 

Organize a sua louça antes de iniciar e separe os itens por tipo. Enquanto enxagua os utensílios, desligue a torneira e faça uso dos potes na pia para armazenar a água. Assim você pode deixar as demais peças “de molho”, facilitando a limpeza. 

Lembre-se de dar um descanso para a lava-louça: programe-se para usá-la somente nos fins de semana ou quando realmente precisar economizar tempo. Opte pelo ciclo “ecológico” que faz o uso econômico da água, o que também contribui para o consumo. 

Roupas cheirosas e calçada limpa 

Ao lavar a roupa na máquina, use os ciclos que busquem apenas um enxague. Uma máquina de lavar de 11 e 12 quilos gasta em média 82 litros de água, se tiver abertura frontal, e entre 90 e 168 litros, se possuir abertura superior, a cada lavagem 

Programe-se para que em apenas alguns dias na semana, você possa lavar a roupa e tente sempre usar a capacidade máxima do aparelho. Além de respeitar o rodízio, praticado em diversas cidades brasileiras, você também utiliza a máquina de forma econômica, sem sobrecarregar a energia. 

Além disso, uma opção inteligente de economia é utilizar a água que seria descartada para lavar a calçada, o quintal ou o automóvel. 

Aproveite as fontes naturais 

Sempre busque utilizar recursos naturais para retroalimentar a sua casa. Abra as cortinas e deixe o sol entrar, ao invés de acender a luz. Para aumentar a potência do sol, pinte as paredes dos quartos e salas com cores claras, que façam com que o ambiente pareça mais iluminado. 

Abrir as janelas também faz o vento circular, reduzindo o custo com ar-condicionado e ventiladores. O ar fresco traz mais benefícios à sua saúde do que os filtros e possíveis ácaros acumulados nos aparelhos, sem contar a redução no custo da sua fatura de luz. 

Iluminação inteligente 

Se puder, troque as lâmpadas incandescentes por fluorescentes ou de LED que são mais econômicas. Fique atento a sempre desligar a luz quando não estiver utilizando o ambiente, e evite mais de uma fonte de iluminação no mesmo lugar (ex.: luz do teto, abajur e luminária). 

Tecnologia Inverter 

Quando for trocar seu eletrodoméstico, pesquise sobre a Tecnologia Inverter. Ela surgiu nos aparelhos de ar-condicionado, mas já existe em geladeiras e máquinas de lavar. A tecnologia garante que a força utilizada pelos eletrodomésticos seja de acordo com a necessidade, sem gastar mais que o necessário, o que ajuda a economizar na conta de luz.   

No ar-condicionado Inverter, por exemplo, a temperatura desejada é alcançada bem mais rápido, porque utiliza da inversão do compressor e, depois de alcançada, o motor se estabiliza. Nos modelos sem a tecnologia, o compressor diminui a velocidade até ser ativado novamente, gerando picos de energias. O mesmo funciona para a geladeira Inverter,  que quando chega na temperatura desejada, o compressor se mantém constante, evitando os picos de energia que são muito comuns em modelos mais antigos. 

Fernando atua como analista financeiro no Instituto Positivo, é graduado em Administração, especializado em Gestão Comercial e mestre em Meio Ambiente. Está no Grupo Positivo desde 2013 e aplica as suas dicas fielmente em casa! 

 Você também pode enviar a sua sugestão de dica e aparecer por aqui! Envie um e-mail para comunicacacaocorporativa@positivo.com.br com a sua dica.