Como orientar educadores por meio de uma perspectiva inclusiva

5 de abril de 2021
Materiais complementares do projeto TEIA focam em trazer conhecimentos sobre inclusão.

Amanhã, dia 07/04, acontece o Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola, uma data que retoma a importância de discussões sobre aceitação, empatia e boa convivência diante de adversidades, especialmente no ambiente escolar.

O cyberbullying, especificamente, se tornou tópico nas discussões mais recentes e ganhou destaques na mídia, desencadeado pelos principais desafios enfrentados na educação virtual.

Com este alerta, a equipe do Centro de Inovação, Pesquisa e Desenvolvimento dos colégios do Grupo Positivo (CIPP), por intermédio da área de Psicologia Educacional, identificou uma necessidade – entender como é possível apresentar técnicas pedagógicas que tragam a inclusão para as práticas diárias em sala de aula.

Na trilha deste tópico, os psicólogos escolares elaboraram uma gama de materiais de apoio que amparam os docentes acerca do tema. Além dos diversos cursos de aprimoramento para soft skills que estão disponíveis pelo projeto TEIA – Transformar, Educar, Inspirar e Aprender, guias e leituras dinâmicas são proporcionadas de forma a complementar as informações sobre os diferentes perfis de aprendizado. As leituras servem como recurso para proporcionar a inclusão e influenciar, efetivamente, as competências socioemocionais dos alunos, acarretando atitudes de acolhimento – um pilar essencial para o combate ao bullying.