Como ter atitudes inclusivas

28 de junho de 2021
Confira as dicas do Gustavo, da área de Recursos Humanos

Dentro de um mundo mais Positivo existe espaço para todos. O dia 28 de junho é marcado pelo Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+ e, muito mais do que celebrar, queremos valorizar a diversidade.

Pensando nesta data, o assistente de Recursos Humanos do Grupo Positivo, Gustavo Derick Oliveira, trouxe algumas dicas de como ter atitudes positivas, voltadas à inclusão.

Respeite as diferenças

“Pessoas diferentes pensam de forma diferente, para pessoas diferentes”. Ouvi essa premissa em uma palestra, em 2019, de uma líder em uma área comercial, na qual ela explicava que um departamento com profissionais diversos atinge mais facilmente os resultados, pois juntos pensam de forma mais ampla e inclusiva. Aproveite ao máximo o potencial de uma equipe, cada qual com a sua singularidade, para fazer o seu espaço de trabalho, a sua casa e a sua mente, um local aberto para o novo.

Informe-se

Mais do que saber o que cada letra em uma sigla significa, é entender que ela é uma parte da vida e da história de uma pessoa. A sigla LGBTQIA+ representa a comunidade como um todo, mas ela é orgânica e vem sempre se adaptando para incluir cada vez mais. Hoje, ela carrega a referência para Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transgêneros, Queers, Intersexuais, Assexuais e o “+” representa os demais grupos que compõem a bandeira.

Converse a respeito, com todos!

O tema é delicado, porém necessário. Por isso, solidificar, desde a infância, o entendimento de que cada pessoa é única, só agrega valores positivos. E não precisa ser um tabu. Um conto que gosto de indicar é o “Flicts”, do Ziraldo, que narra a história da cor bege, tida como “diferente”. Ela não consegue se encaixar no arco-íris, nas bandeiras e em lugar nenhum, e ninguém, a princípio, reconhece o seu merecido valor. Vale a sensibilização!

Brincadeiras

Todo mundo adora uma brincadeira e dar risada com piadas entre amigos, mas fique atento aos comentários aparentemente inofensivos, para que não sejam estereotipados ou preconceituosos, podendo ocasionar desconforto e incentivar, mesmo sem querer, o preconceito.

Gustavo é formado em Gestão de RH e atua na área de Benefícios do Grupo Positivo. Caçula de 6 irmãos e tio de 9 sobrinhos, adora e valoriza muito os momentos em família. Um dos hobbies favoritos é a leitura, contanto que participa de alguns grupos votados à discussão de vários temas.

Você também pode enviar a sua sugestão e aparecer por aqui! Envie um e-mail para comunicacacaocorporativa@positivo.com.br com a sua dica.

Notícias Relacionadas