Criatividade não é um bicho de sete cabeças!

11 de março de 2022
Confira as dicas de como exercitar a criatividade no seu dia a dia

Muitas pessoas pensam que para ser criativo é necessário realizar um feito único que ocasione um grande impacto na sociedade. Além disso, é comum a crença de que apenas um grupo seleto da sociedade possua competências criativas. No entanto, o que poucos sabem é que todos somos criativos e que, inclusive, essa habilidade está presente em atividades cotidianas. Se, por exemplo, você descobre um jeito mais ágil de lavar a louça, então você está sendo criativo dentro desse contexto!

 

Se você ainda não ficou convencido de que é uma pessoa criativa, então fique atento às dicas da Steyce Dayane Lopes, estagiária de Comunicação Interna na Posigraf, para fomentar ainda mais sua criatividade.

 

1- Esteja aberto para o novo: as ideias criativas se originam, inevitavelmente, de novas formas de pensar uma situação. Por isso, é sempre importante estar aberto para o novo. No exemplo citado anteriormente, caso a pessoa não estivesse aberta para lavar a louça de um jeito diferente, então ela jamais perceberia que há outras formas ágeis de executar essa tarefa.

 

2- Repertório: a criatividade está muito associada com a bagagem de conhecimento que carregamos. Por isso, quando estamos atentos às referências que nos cercam, fica muito mais fácil ser criativo em situações inusitadas. Na prática, você pode, por exemplo, investir um pouco do seu tempo para assistir filmes e séries, ouvir podcasts ou ler livros.

 

3-Sempre carregue um bloco de notas: seja de modo virtual ou físico, a anotação tem um papel fundamental para registrar ideias que surgem em momentos inesperados. Às vezes, interligamos fatos e, desse modo, geramos uma nova concepção sobre algo e, assim sendo, é necessário registrar o pensamento já que posteriormente você pode esquecer.

 

4- Troque experiências: uma das formas mais efetivas de fomentar a criatividade é trocar experiências com outras pessoas. Cada indivíduo possui uma bagagem única e, desse modo, temos sempre muito a aprender com aqueles que nos cercam!

 

Depois de ler essas dicas simples você ainda acha que a criatividade é um bicho de sete cabeças? Comece com ações simples e, com isso, pense fora da curva!

 

Steyce Dayane Lopes é estudante de Comunicação Organizacional da UTFPR onde cursa o 3° período do curso. Atualmente é estagiária de Comunicação Interna na Posigraf, área a qual descobriu ter grande apreço e que, inclusive, almeja se especializar.