Dicas de séries para maratonar

21 de julho de 2022
Confira as dicas de séries que as nossas colegas recomendaram.
Tempo médio de leitura: 4 minutos

 

Você tem alguma série favorita?


Além de divertir e aliviar o estresse,  assistir séries em plataformas de streaming pode ser uma ótima ferramenta de aprendizagem. Por meio desses recursos audiovisuais, é possível aprender sobre qualquer assunto de maneira fácil, rápida e acessível. O Positivo em Foco conversou com Marilú Enns, inspetora no Curso Positivo, unidade Vicente Machado, e com Rita de Cácia Barbosa, secretária no CEI Maria Amélia (AMA), apaixonadas por assistir séries.

Se quiser adquirir conhecimentos mais aprofundados do que o senso comum permite, prepare a pipoca e chame os amigos, essas dicas são para você.


Recomendações da Marilú:


Método Kominski

 

A série lançada em 2018 traz uma reflexão sobre como viver a vida na terceira idade, de forma bem-humorada e intensa. Os personagens são o professor de teatro Sandy Kominsky, que dá nome à produção, e seu melhor amigo, Norman Newlander. Em vários momentos, pessoas sensíveis e que tenham passado da meia idade irão se identificar com as situações.

Marilú recebeu a indicação da série da própria plataforma e, para ela, Kominski nos faz repensar que a idade é somente um número, não um peso.



Curiosidade: em 2019, O Método Kominsky da Netflix levou o Globo de Ouro de melhor série de comédia e Michael Douglas de melhor ator em comédia por este trabalho.


Onde assistir: Netflix

Temporadas: 3

Episódios: 8

 

Manhãs de setembro

 

Forte série nacional que conta a história de Cassandra, uma mulher transexual que trabalha como motogirl na cidade de São Paulo. A produção mostra a realidade de sua rotina para sobreviver, seus conflitos internos e a maneira como lida com eles. Protagonizada pela artista Liniker, a personagem tira suas forças na música, raiz de toda a trama.

A indicação veio de seu professor de Sociologia e, desde então, Marilú a recomenda para todos. Ela conta que séries assim a inspiram a ver a vida de uma outra forma e como pode contribuir para um mundo melhor.


Curiosidade: Na história, Cassandra abandou sua cidade para realizar seu sonho de se tornar cover de Vanusa, famosa cantora brasileira, que tem como um de seus maiores sucessos a música “Manhãs de setembro”, nome que inspira a série.


Onde assistir: Amazon Prime Vídeo

Temporadas: 1

Episódios: 5

 

Recomendações da Rita:

 

Chicago Med: atendimento de emergência

 

O interesse por séries que retratam o cotidiano médico surgiu para Rita durante a pandemia. A produção estreou em 2015 e retrata o dia-a-dia de um grupo de médicos e enfermeiros de um hospital de Chicago, colocando Rita diante de uma realidade sobre a qual grande parte dos médicos vivencia, independente de nacionalidade e não somente em relação à Covid, por suas próprias palavras.


Curiosidade: A série compartilha o mesmo universo que Chicago Fire e Chicago PD, todas do mesmo criador – Dick Wolf. A equipe do Hospital Chicago Med foi introduzida no episódio 19 da terceira temporada de Chicago Fire: “I Am the Apocalypse”.


Onde assistir: Globoplay

Temporadas: 8

Episódios: 55

 

Grey’s Anatomy

 

Talvez, a série mais famosa de todos os tempos. Assim como Chicago Med, esta também é bem especial para Rita. Há 17 anos no ar, o drama médico mais conhecido tem como cenário o Grey Sloan Memorial Hospital/Seattle Grace Hospital, no qual profissionais da Saúde lidam diariamente com casos muito delicados. E não se trata de mais um seriado médico, mas de um enredo que fala de amor, apoio emocional, amizades e muito mais.

Enquanto buscam a todo custo salvar vidas, os personagens se esforçam para conciliar os dramas profissionais com os pessoais, descobrindo que ambos se misturam no meio do caminho.


Curiosidades: a série possui uma equipe de pesquisa médica, responsável por acrescentar as terminologias adequadas após os roteiristas entregarem o roteiro. E mais, cirurgiões de verdade são utilizados sempre que há um close nas mãos dos médicos durante as cirurgias


Onde assistir: Globoplay, Amazon Prime

Temporadas: 19

Episódios: 299

 

Mini currículos


Marilú Enns

Primeira inspetora de pátio feminina no Curso Positivo, Marilú Enns é formada desde 2010 em Turismo – Bacharel em Eventos e, atualmente, está cursando Psicopedagogia. Atua na unidade desde março de 2021, ano em que começou com atendimento no SAC, passou pela recepção e hoje exerce o cargo de inspetora do curso integral.


Rita de Cácia Barbosa

Ela, que completa 26 anos no Grupo Positivo hoje (22/07), também trabalhou em recepção, mas na Educação Infantil do Colégio – Positivo Júnior. Logo que o CEI AMA inaugurou, ela foi transferida e passou a atuar como secretária com atendimento a direção, professores e pais com responsabilidade sobre documentações e materiais aos professores.