Dicas para cultivar seu jardim em casa

3 de maio de 2022
Cultivar plantas em casa pode ser mais fácil do que você imagina, além de prazeroso.
Tempo de leitura: 4 minutos

 

É fato, cultivar plantas em casa, seja no jardim, na varanda ou mesmo nas áreas internas, deixa o ambiente mais bonito, leve e agradável. Mas nem tudo são flores! Algumas espécies precisam de um cuidado especial para que cresçam saudáveis, outras, no entanto, são mais resistentes e adaptáveis.

Saber escolher o tipo de planta, bem como o local adequado para tê-las e a quantidade de regas, por exemplo, são alguns dos pontos de atenção se você pretende começar o hábito de jardinagem.

Nossos jardineiros!

Para ajudar você a entender um pouco mais desse universo verde, o Positivo em Foco conversou com dois colegas que ainda não se conhecem, mas têm suas raízes entrelaçadas. Estamos falando do André Luiz Ferraz Keppe, operador de equipamento de produção da Posigraf, e da Eliane Gequelin, diagramadora no Centro de Inovação Pedagógica, Pesquisa e Desenvolvimento dos colégios do Grupo Positivo (CIPP).

Vamos às dicas:

1. Santo de casa pode fazer milagre!

Produza seu próprio adubo orgânico, mas saiba dosar quantidades e periodicidade! Use cascas de frutas e verduras, borra de café por cima da terra (espere esfriar e não pode conter açúcar), cascas de ovo (assadas no forno por 3 minutos e trituradas no liquidificador) ou cinzas de carvão nos canteiros.

2. Era “sol” que lhe faltava.

Escolha um local bem iluminado e, dependendo do que irá plantar, um local ensolarado. A incidência de luz e calor são fundamentais para o crescimento da maioria das espécies. Mas, vale sempre pesquisar a fundo sobre as características da planta que você está cuidando. Algumas, preferem sombra e água fresca!

3. A grama da vizinha é sempre mais verde?

O que funciona para uma planta nem sempre pode funcionar para outra. Não é porque uma determinada espécie “gosta” de muita água e está desenvolvendo bem, por exemplo, que você deverá cuidar de todas as outras de maneira igual. Faça testes.

4. Visitas indesejadas.

Pragas e doenças são mais comuns do que imaginamos. Por isso, faça sempre a manutenção do jardim ou horta, evitando que se alastrem. Se perceber algo de estranho, isole a planta imediatamente. Em contrapartida, animais como abelha, minhoca e joaninha são superimportantes para manter o equilíbrio do ecossistema.

5. Mudas ao invés de sementes.

Quando produzimos mudas antes, as plantas crescem mais uniformes e fortes, tendo em vista que algumas espécies são muito frágeis quando acabam de emergir da terra. Uma boa alternativa é cultivar as mudas em bandejas de isopor, garrafas pet ou em cascas de ovos, para só depois transplantar para os canteiros.

Bônus: esta é uma ótima atividade para fazer com as crianças em casa.

6. Que tal uma casa maior?

Calma, não estamos falando da sua casa ou apartamento, mas do espaço da sua planta. Alguns sinais podem indicar que o vaso está pequeno demais, tais como folhas defeituosas ou muito pequenas; surgimento de partes da raiz pelos furos de drenagem ou na superfície do vaso; bloco maciço e entrelaçado (geralmente, o vaso fica com a aparência de ‘estufado’).

Percebeu algo similar? Talvez seja a hora de dar à sua planta uma casa nova.

Semeando amor, desde sempre.

Há 11 anos a Eliane faz parte do time do Colégio Positivo – Ângelo Sampaio. Publicitária por formação, é responsável por elaborar e confeccionar a parte gráfica de provas e materiais didáticos, assessorando professores que criam os conteúdos.

Ela, que já trouxe morangos, couve e tomate para os seus colegas no CIPP, começou a cultivar plantas ainda na infância, inspirada por sua mãe que amava jardinagem. O hábito se estendeu ao marido e filha. Hoje, Eliane diz adorar o contato com a terra e os pés descalços, pois a conecta com a natureza.

Colhendo o que plantou.

André atua na Posigraf desde junho de 2012 como operador de produção. O que começou apenas como um passatempo em uma pequena sacada com flores, se transformou em lindas hortas com pés de cebolinha, alface, agrião, entre outros.

 

Gostou das dicas? Você pode ser o próximo a participar no nosso quadro. Entre em contato com a gente por meio dos nossos canais oficiais. Será um grande prazer apresentar suas dicas para todos os colegas do Grupo Positivo!

 

Notícias Relacionadas