Dicas para um feliz ano novo!

8 de dezembro de 2021

O fim de um ano é um período de reflexão, de repensar nossos hábitos, objetivos e fazer a tão importante lista de ações que devemos deixar para trás e os itens que queremos realizar no novo ano que está por vir.

Nem sempre é fácil priorizar. e uma boa gestão de suas finanças podem contribuir para conquistar mais rapidamente alguns sonhos e metas. Vale lembrar que quando falamos em finanças, não estamos falando apenas de dinheiro.

Para ajudar você nesta missão, o diretor executivo dos colégios do Grupo Positivo, Celso Hartmann, listou algumas dicas que podem ser seguidas para tornar o próximo ano mais proveitoso.

Busque o equilíbrio

Em finanças, tudo é questão de equilíbrio: as saídas do caixa precisam ser menores do que as entradas. Ou seja, precisamos controlar nossos gastos para que eles não superem o que recebemos. Essa regra é primordial!

Liste todas as suas entradas e saídas

O salário que entra na sua conta, trabalhos extras, rendimentos, tudo deve ser anotado. E, é claro, todos os gastos. Coloque-os em categorias como “gastos essenciais” – energia, água, gás, aluguel, alimentação, transporte – “gastos importantes” – como cursos e, finalmente, “gastos variáveis” como lanches fora de casa, lazer, viagens, serviços de streaming, etc.

As saídas são maiores do que as entradas?  Então, comece a economizar nos  gastos variáveis.

Controle o seu 13º salário

O período de fim de ano é de festas, . mas gastar todo o 13º em presentes para ter um dia feliz e depois ficar um ano inteiro pagando juros não é nada interessante. Está com dívidas? Elenque as dívidas das que possuem juros mais altos, até as que possuem juros mais baratos.

Negocie descontos e use o 13º para eliminar as dívidas com juros mais altos. E lembre-se de guardar parte do salário extra para pagar os famosos gastos de início de ano, como IPTU e IPVA.

Conseguiu equilibrar a lista de entradas e saídas e utilizou o 13º para quitar as dívidas mais caras?

Agora, chegou a hora de planejar seu ano novo. Existe uma regra chamada de “50 – 30 – 20” que pode ser bastante útil para você organizar a sua vida financeira. A proposta é bem simples: reserve metade do salário para gastos essenciais, 30% para desejos e gastos variáveis e 20% para pagamento de dívidas ou investimentos.

Um detalhe importante: logo que receber o salário, já quite os gastos essenciais do mês e faça o pagamento das dívidas. Somente depois use o que sobrar para os desejos e demais gastos.

Equilibrou a sua vida financeira? Pagou as dívidas?

Utilize os 20% do seu salário para montar uma reserva de emergência para usar em despesas emergenciais não programadas. E comece a estudar sobre investimentos. Mas este é tema para outra importante conversa.

Desejo um feliz ano novo, com finanças equilibradas e muitas conquistas para você!

Notícias Relacionadas