IP e ADEs do Brasil dialogam com conselheiros do CNE

28 de junho de 2021
Reunião estreita o relacionamento entre IP e comunidade em prol à educação.

No mês de junho, o Instituto Positivo e os representantes dos 13 Arranjos de Desenvolvimento da Educação (ADEs) existentes no Brasil estiveram reunidos virtualmente com conselheiros da Câmara de Educação Básica (CEB) do Conselho Nacional de Educação (CNE), a convite do conselheiro Mozart Neves Ramos. Na pauta, foram abordadas a atualização legislativa referente aos Arranjos e as importantes ações articuladas realizadas pelos ADEs no contexto da pandemia, além da abertura de um espaço para diálogo.

Na ocasião, o CNE ressaltou a importância de fortalecer os ADEs, principalmente para não haver fragilidade nos períodos de transição política. Os conselheiros se colocaram à disposição para apoiar o Projeto de Lei (PL) em tramitação, que dispõe sobre os Arranjos de Desenvolvimento da Educação como instrumento de colaboração entre municípios com o objetivo de promover ações conjuntas e coordenadas na área da Educação.

“É preciso trazer o olhar dos conselheiros ao trabalho que vem sendo executado pelos 13 ADEs que estão presentes em 225 municípios, desenvolvendo ações em prol de mais de 414 mil estudantes matriculados em escolas municipais. Tivemos uma importante participação e o diálogo mais próximo contribui para a continuidade e para o fortalecimento do trabalho desenvolvido”, destaca Eliziane Gorniak, diretora do Instituto Positivo.