Planeje suas metas para o próximo ano!

16 de dezembro de 2019
Planeje o seu próximo ano!

Com 2019 chegando ao fim, é importante planejar o próximo ano. Para te ajudar a definir metas, a analista de Processos da Administração Central, Flávia Barbosa, preparou um guia com dicas essenciais para iniciar o ano com o pé direito. Confira!

Reflita sobre o ano que passou
Liste tudo o que aconteceu de importante, pois isso permite ter uma noção sobre as realizações até aqui e, também, quais as mudanças necessárias para alcançar tudo aquilo que você queria ter feito, mas não conseguiu. Para facilitar, você pode separar os tópicos em três categorias: vida social, finanças e carreira.

Estabeleça prioridades
É normal que, após refletir sobre o ano que passou, você esteja com uma lista grande de coisas a melhorar para o próximo ano. Mas, para ter sucesso, você precisa escolher o que vai priorizar. Questione-se: “O que, especificamente, quero conquistar no próximo ano? O que me causa mais incômodo hoje e o que pode esperar mais um pouco? De todos esses, qual é o meu maior sonho?” O ideal é que você tenha, no máximo, três metas principais para 2020. Isso vai te ajudar a manter o foco ao longo do ano.

Determine o seu plano de ação e defina prazos
Não basta apenas ter um objetivo, é preciso saber com clareza como chegar até ele. E, mais uma vez, é normal que, de início, você não tenha todos os passos bem definidos. Isso mostra que é preciso um pouco mais de estudo sobre o que precisa ser feito. Você pode começar planejando as primeiras ações e, conforme for as executando, os próximos passos surgirão. Defina prazos! Toda ação precisa de uma data de início, meio e fim. Coloque seus prazos na agenda ou utilize um calendário, assim, você conseguirá se organizar para fazer tudo o que está na lista acontecer.

Acompanhe o seu progresso
Tão importante quanto ter um bom planejamento é saber como acompanhar a evolução das suas metas. Por isso, defina a sua forma de monitorar as suas ações. Você pode usar planilhas, aplicativos como Wunderlist ou Todoist, ou simplesmente uma lista na porta da geladeira. O principal é definir o que melhor se adapta a você. A dica é estabelecer uma rotina de acompanhamento, seja ela semanal, mensal ou trimestral. E, a partir de agora, não deixe mais para fazer isso apenas no final do ano! Assim, você conseguirá avaliar se está no caminho certo ou se precisa ajustar o seu plano. Sejam quais forem as suas metas ou planejamento o mais importante de tudo é o seu compromisso em realizá-las.

Flávia Barbosa é formada em Gestão da Qualidade e especialista em Gestão de Negócios pela Universidade Federal do Paraná. Desde 2016, atua na área de processos da Administração Central com ênfase em melhoria contínua.

Você também pode enviar a sua sugestão e aparecer por aqui! Envie um e-mail para comunicacacaocorporativa@positivo.com.br com a sua dica.