Positivo Tecnologia implementa iniciativas para adaptação à LGPD

8 de outubro de 2021

Visando se adequar à nova Lei Geral da Proteção de Dados (LGPD), a Positivo Tecnologia implementou cinco conjuntos de ações, entre abril de 2020 e julho de 2021, que estabelecem uma série de normas com relação aos processos de coleta, armazenamento e compartilhamento de dados pessoais. Foram revistos e adaptados mais de 200 processos, mais de 150 sites internos e externos e dezenas de contratos com fornecedores.

Em relação à adequação dos contratos com fornecedores, o diretor de TI da Positivo Tecnologia, Julio Guapo, declarou que “foi um trabalho moroso e com necessidade de uma minuciosa análise por ambas as partes, Positivo e fornecedores, mas, ao final da implantação, o resultado foi muito gratificante. Houve um amadurecimento nas relações de negócio e um grande sentimento de parceria com fornecedores mais estratégicos”.

Aproximadamente 15 treinamentos foram ministrados pela equipe interna, que gerou conteúdo personalizado e alinhado aos objetivos do negócio, além de cartilhas com dicas práticas e direcionadas para as necessidades e processos de cada área. Segundo Julio, esse envolvimento interno, principalmente da área de Recursos Humanos e Jurídico, foi fundamental para o engajamento dos colaboradores.

Lei Geral da Proteção de Dados (LGPD) entrou em vigor em setembro de 2020 e as empresas tiveram mais um ano para se adaptar às novas regras. No início do mês de agosto, a lei passou a prever sanções para quem descumprir as normas definidas, que vão desde uma advertência até a cobrança de multa, podendo chegar a 2% do faturamento da pessoa jurídica ou grupo econômico responsável, limitado a R$ 50 milhões por irregularidade.