Que tal ir de bicicleta ao trabalho?

9 de setembro de 2019
A prática, além de saudável para o corpo e para a mente, também é sinônimo de consciência ambiental.

O Dia Mundial Sem Carro, celebrado em 22/09, estimula a reflexão sobre o uso excessivo do automóvel no mundo todo. O analista de Sistemas da Posigraf, e ciclista, Breno Dourado Pessoni, aproveitou o momento para listar alguns motivos e dicas para adotar a bicicleta na rotina. Confira e comece a pedalar!

Economize tempo
Desafios realizados em grandes cidades do Brasil, nos horários de pico, comprovam que o mesmo trajeto feito com a bicicleta é mais rápido do que com o carro.

Poupe dinheiro
Com o uso da bicicleta, os gastos elevados com combustível, estacionamento, seguro, IPVA, troca de óleo, balanceamento, mecânico, funilaria e retoque na pintura ficam para trás, pois o custo com peças e eventuais reparos de uma bicicleta são bem baixos, principalmente se comparados a um automóvel.

Tenha uma vida mais longa
A atividade física regular previne doenças cardíacas, acidente vascular cerebral (AVCs), hipertensão, colabora para a prevenção e o controle do diabetes, aumenta a resistência aeróbica, reduz a obesidade, ativa a musculatura de todo o corpo, diminui a ocorrência de doenças crônicas, entre outros benefícios. Adotar a bicicleta em seus trajetos é uma maneira simples de encaixar um exercício físico no cotidiano.

Faça a sua parte e diminua a poluição do ar
Em São Paulo (SP), a poluição mata indiretamente 20 pessoas por dia, agravando e acelerando problemas como infarto, AVC, pneumonia, asma e câncer de pulmão. Nas grandes cidades, até 90% das emissões de poluentes são causadas pelos veículos automotores.

 Dicas importantes:

Conheça o trajeto
Dependendo da distância entre a sua casa e o trabalho, você pode alternar os dias com outra forma de transporte.

Priorize o conforto
Para tornar a bicicleta um meio de transporte, atente-se ao conforto e à ergonomia. Não deixe o guidão muito baixo e confira se a medida do quadro da bicicleta é adequada para a sua altura.

Priorize a segurança
Use capacete sempre. Lembre-se da buzina, espelhos retrovisores, faróis e luz traseira para que os outros te vejam. Roupas luminosas são bem-vindas, principalmente à noite.

Tenha uma roupa reserva
O ideal é estar sempre confortável e de acordo com a estação do ano. Lembre-se de levar a sua roupa de trabalho na mochila.

Breno Dourado Pessoni é analista de Sistemas da Posigraf desde 2010, com formação em Ciência da Computação e Especialização em Gestão de Projetos. Além de pedalar como prática esportiva e de lazer, ele adota a bicicleta como meio transporte pelo menos 5 vezes na semana.

Você também pode enviar a sua sugestão e aparecer por aqui! Envie um e-mail para comunicacaocorporativa@positivo.com.br com a sua dica.