Solução para alavancar aprendizagem de alunos

18 de abril de 2019
O diretor de Relações Institucionais e Pesquisa e Desenvolvimento da Positivo Tecnologia, José Goutier, o governador do Amazonas, Wilson Lima, e o secretário da Educação do Amazonas, Luíz Castro, durante cerimônia de assinatura do termo de parceria realizada na sede da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa).

Escolas ribeirinhas e rurais do Amazonas, além do sistema prisional do estado, serão beneficiadas por meio de um termo de colaboração técnica, assinado pela Positivo Tecnologia. A iniciativa consiste em desenvolver e implementar uma solução educacional, integrada por hardware e software, que permite a estudantes e detentos o aprendizado de Língua Portuguesa e Matemática em ambientes de baixa ou nula conectividade. No Amazonas, segundo o Censo Escolar/2018, apenas 48% das escolas dispõem de banda larga, não necessariamente para uso dos alunos.

As primeiras etapas do projeto serão o desenvolvimento de plataforma adaptativa offline, que será integrada por conteúdos multimídia, como vídeos, videoaulas, atividades interativas, jogos e textos, além do mapeamento e seleção das instituições a serem contempladas. A previsão é que as soluções educacionais sejam disponibilizadas no começo do ano letivo de 2020.

A Positivo Tecnologia irá custear o desenvolvimento das soluções educacionais e o suporte pedagógico para garantir os resultados pretendidos. Fica sob a responsabilidade da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino do Amazonas (SEDUC) e do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), a indicação das instituições nas quais o projeto será implantado, bem como o acompanhamento de todas as etapas e avaliação dos resultados.

Durante todo o projeto serão avaliados e aferidos os impactos da utilização da tecnologia educacional na aprendizagem. A expectativa de todos os envolvidos é contribuir para a elevação do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), bem como dos resultados obtidos por meio do Sistema de Avaliação do Desempenho Educacional do Amazonas (SADEAM).