Tempo médio de leitura: 4 minutos.
Em setembro, o Instituto Positivo (IP) promoveu um importante encontro com a Rede de Arranjos de Desenvolvimento da Educação (ADEs) do Brasil, reunindo secretários de educação e suas equipes técnicas para discutir as transições de gestão e os desafios que surgem com a alternância de governo. Desde 2017, a Rede de ADEs tem como missão fortalecer o diálogo e a colaboração entre municípios, promovendo políticas educacionais inovadoras e integradas.
O propósito da reunião foi preparar as lideranças e equipes técnicas de iniciativas de colaboração intermunicipal para o momento de alternância do governo, fornecendo orientações práticas sobre como organizar a transição de gestão, evitando a descontinuidade dos projetos e assegurando a sustentabilidade das iniciativas em curso. Carlos Eduardo Sanches, professor, consultor, especialista em gestão educacional e conselheiro do IP, conduziu o encontro, oferecendo estratégias para a elaboração de um memorial de gestão, além de alertas sobre a importância de garantir a continuidade do trabalho das Secretarias de Educação, preservando o direito dos estudantes a um ensino de qualidade.
O professor Sanches é um dos autores do último livro lançado pelo Instituto Positivo, Transição de Gestão na Secretaria de Educação – Recomendações para o processo de transição e relatos de experiências de municípios organizados em Cooperação Intermunicipal. A obra nasceu de uma demanda latente que vai além do trabalho colaborativo dos Arranjos e esbarra em um dos maiores desafios da gestão educacional no âmbito municipal: a descontinuidade de políticas públicas nas trocas de governo.
Sanches destaca que, embora as trocas de gestão sejam um elemento essencial em qualquer democracia, elas frequentemente trazem desafios, especialmente quando programas e serviços são interrompidos ou alterados. Isso compromete diretamente os resultados educacionais. A obra, promovida pelo Instituto Positivo e pela Rede de ADEs do Brasil, em parceria com o Instituto Rui Barbosa, também contou com o apoio da Aprende Brasil Educação e está disponível gratuitamente aqui.
O Instituto Positivo
O IP nasceu em 2012, em comemoração aos 40 anos do Grupo Positivo, para gerir o investimento social em favor da comunidade. Desde 2015, trabalha pela melhoria da qualidade da Educação pública, incentivando o trabalho em Regime de Colaboração, por meio dos Arranjos de Desenvolvimento da Educação (ADEs). Saiba mais clicando aqui.