Instituto Positivo oferece formação sobre transição política

1 de agosto de 2024
Tempo médio de leitura: 2 minutos.

 

No final de julho, foi realizado o segundo e último encontro sobre transição política com os Secretários Municipais de Educação do Arranjo de Desenvolvimento da Educação (ADE) Litoral Paranaense. A formação debateu a importância de uma transição política ética e os aspectos desse processo na área da Educação. De maneira prática, ajudou os membros do ADE a organizarem um memorial de gestão.

A proposta do memorial de gestão é organizar todas as atividades da secretaria em um documento, reunindo contratos, escalas, recursos humanos e materiais, e todas as informações relevantes para o Dirigente Municipal que assumirá a administração. Caso não haja troca de equipe, o memorial serve como registro de todos os feitos da administração no período, que iniciará um novo ciclo a partir do próximo ano.

Estratégias para continuidade e transição

A formação foi conduzida pelo professor Carlos Eduardo Sanches, consultor e conselheiro do Instituto Positivo, e um dos autores do livro “Transição de Gestão na Secretaria de Educação”, escrito em parceria com o IP e o Instituto Rui Barbosa. O livro será lançado no dia 14 de agosto em Brasília e apresenta recomendações para o processo de transição e relatos de experiências de municípios organizados em Cooperação Intermunicipal.

Essa formação para os Secretários de Educação do ADE Litoral Paranaense e o lançamento do livro fazem parte da estratégia deste ano desenvolvida pelo IP, que visa apoiar a permanência e a continuidade dos Arranjos em meio ao processo de transição política.

O Instituto Positivo  

O IP nasceu em 2012, em comemoração aos 40 anos do Grupo Positivo, para gerir o investimento social em favor da comunidade. Desde 2015, o IP trabalha pela melhoria da qualidade da Educação pública, incentivando o trabalho em Regime de Colaboração, por meio dos Arranjos de Desenvolvimento da Educação (ADEs). Saiba mais clicando aqui. 

Notícias Relacionadas