Projeto do Curso Positivo foca na preparação para provas discursivas

19 de setembro de 2024
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O Curso Positivo lançou um projeto piloto inovador voltado à preparação de alunos nas provas discursivas de Biologia. Conduzida pelo professor Diego Venantte, a iniciativa visa ajudar os estudantes a desenvolverem habilidades específicas para enfrentar questões discursivas nos vestibulares, com foco na Universidade Federal do Paraná (UFPR), e outros exames de segunda fase.  

Uma das alunas selecionadas entre os 150 mais bem colocados no simulado para participar do projeto, Gabriela Camargo, de 21 anos, expressou seu sentimento de gratidão: “me senti especial e reconhecida“. Para ela, o projeto será uma oportunidade para consolidar o que já vinha sendo trabalhado: “O professor Diego sempre me ensinou como treinar para discursivas, mas agora, com o projeto, podemos concretizar melhor tudo o que já estamos fazendo desde o início do ano no curso Integral”. Gabriela destacou que sua maior dificuldade é o “medo do que pode vir”, uma vez que as provas discursivas exigem mais do que apenas encontrar uma alternativa correta.

A novidade vai além do presencial. Os alunos entre os primeiros colocados no simulado Extensivo Online, também acompanharão as aulas de forma remota, por meio de transmissões ao vivo em um link privado. O material será gravado e disponibilizado aos estudantes para consulta posterior.

Venantte explicou que a ideia surgiu a partir de conversas informais e atendimentos individuais de alunos, onde percebeu que o trabalho com questões discursivas poderia ser uma ferramenta eficaz para o crescimento dos estudantes, tanto nas provas discursivas, quanto nas objetivas. “Sabendo dosar esse trabalho, é possível alcançar um crescimento significativo em várias provas“. Outro destaque da iniciativa é a retomada da correção manual, uma prática regularmente substituída por recursos digitais. Os alunos que participam remotamente também enviarão suas resoluções para correção individualizada, com o apoio do departamento de Comunicação. “A correção feita à mão permite uma melhor conexão entre professor e aluno, o que aumenta a confiança e o acolhimento“, acrescenta Diego. 

Durante as aulas, os alunos são incentivados ao diálogo aberto com o professor, para tirar dúvidas e ajustar suas respostas. Além disso, todos os estudantes selecionados participam de um grupo no WhatsApp, por onde recebem atualizações e novidades. A ideia é, futuramente, expandir o projeto para todos os alunos aprovados para a segunda fase da UFPR que enfrentarão questões discursivas em cursos como Medicina, Medicina Veterinária, Ciências Biológicas, Engenharia Florestal e Odontologia, permitindo uma experiência completa para todos os estudantes.

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