Projeto do Colégio Positivo arrecada materiais de papel sem uso para reciclagem

23 de agosto de 2024
Tempo médio de leitura: 3 minutos.

 

Livros, cadernos, blocos de anotação, revistas, apostilas e outros materiais de papel sem uso podem ser descartados em todas as unidades do Colégio Positivo em Curitiba. O que se tornaria lixo, no Programa Logística Reversa de Material Didático se torna matéria-prima para a reciclagem inteligente, que tem como finalidade reintegrar o material didático ao ciclo produtivo.

Devido ao sucesso da iniciativa, o projeto agora é permanente e com pontos definidos: as caixas coletoras ficam disponíveis em todas as unidades das escolas no Paraná e em Santa Catarina. Em Curitiba especificamente, quem tiver materiais didáticos sem uso pode deixá-los na recepção de todas as unidades dos colégios.

Resultados são destinados a melhorias nas comunidades locais

Em 2023, o programa arrecadou aproximadamente 26 toneladas de materiais, o equivalente a cerca de 90 mil livros. Como forma de estimular uma cadeia solidária, a receita obtida com as vendas desses materiais para empresas de reciclagem é integralmente destinada a projetos sociais desenvolvidos por alunos e professores em comunidades locais, prioritariamente nas cidades onde os colégios do Grupo Positivo estão presentes. Neste ano, os recursos provenientes foram utilizados para a revitalização do parquinho do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Odette Cominato, em Ponta Grossa (PR), além da construção de um novo parque infantil. O espaço agora conta com novos balanços, escorregadores, pontes de escalada e um brinquedo musical.

Como é feita a escolha da instituição beneficiada

A equipe do Instituto Positivo (IP) — braço social do Grupo Positivo — é parceiro fundamental para a condução do projeto Logística Reversa de Material Didático, pois atua avaliando as potenciais organizações que podem ser beneficiadas pelas rendas convertidas com a venda do material coletado. De acordo com as diretrizes estabelecidas, o CMEI Odette Cominato foi selecionado este ano por necessidade de pequenas contribuições em sua estrutura que poderiam potencializar a sua atuação junto à comunidade local, oferecendo melhores condições para o estímulo de atividades educacionais. “Fomos recebidos pela Secretaria de Educação, que prontamente apoiou o projeto, nos colocando em contato com a diretora do CMEI. Após uma visita para avaliar as necessidades, optamos pela revitalização do parquinho existente e instalação de um novo, oferecendo mais opções de brinquedos”, explica a diretora do IP, Eliziane Gorniak.

De acordo com a diretora do CMEI Odette Cominato, Maria Cristiane Ribeiro de Almeida, o novo parque vai proporcionar mais oportunidades para os estudantes. “O desenvolvimento infantil ocorre de maneira lúdica e as brincadeiras são essenciais nesse processo. As crianças e a comunidade recebem com muita alegria e gratidão”.

A diretora do Colégio Positivo – Master, em Ponta Grossa (PR), Carla Riquerme de Freitas, que acompanhou de perto os resultados do projeto serem aplicados na cidade, e esteve próximo à instituição como representante do Positivo, destaca a importância da colaboração, que foi fundamental para o sucesso da reforma das áreas selecionadas. “O programa de Logística Reversa envolve toda a comunidade escolar, desde alunos, professores até pais e colaboradores, e fortalece nosso compromisso com a sustentabilidade e a comunidade local”, reforça a diretora.

Para 2025, a cidade que será beneficiada pelo recurso ainda está em avaliação.