Tempo médio de leitura: 3 minutos.
Com o tema “Vem pra Roda!”, entre os dias 27 e 29 de maio, foi celebrada a Semana Mundial do Brincar nos colégios do Grupo Positivo. O objetivo foi ressaltar a importância do brincar para o desenvolvimento infantil, e, para isso, as crianças da Educação Infantil e dos Anos Iniciais participaram de brincadeiras especialmente planejadas para a data.
Também foram objetivos da Semana do Brincar: ampliar o repertório de cultura lúdica das crianças, famílias e colaboradores da escola sobre brincadeiras de roda, danças circulares e cirandas; conscientizar a comunidade escolar e externa sobre a importância de garantirmos o direito essencial e fundamental que é o brincar. Além disso, também buscou-se resgatar memórias da infância dos colaboradores e familiares, ressaltando a essência da infância nas ações cotidianas.
De acordo com a coordenadora da Educação Infantil no Centro de Inovação Pedagógica, Pesquisa e Desenvolvimento dos colégios do Grupo Positivo (CIPP), Hannyni Mesquita, celebrar a data é essencial, pois a brincadeira atua ainda como um antídoto para inúmeros problemas motores, cognitivos, emocionais e sociais. “Precisamos mostrar o quanto, nas diversas brincadeiras, as crianças conhecem a si mesmas e o mundo ao seu redor, vivenciam em um mundo imaginário situações que mais tarde enfrentarão na vida real, gerenciam emoções, criam hipóteses em um ‘ambiente seguro’, têm a oportunidade de criar com liberdade, estreitar relações e, principalmente, desfrutam de momentos de bem-estar”, relata.
Atividades desenvolvidas
Dentro do tema anual da campanha deste ano, que é o “Vem pra Roda”, buscou-se afirmar e conscientizar sobre o brincar como um elemento vital e essencial para o desenvolvimento das crianças e a construção de uma sociedade mais empática, humana, saudável e inclusiva, explica Hannyni.
A profissional destaca ainda que, como escola, o Colégio Positivo assume a responsabilidade de defender uma prática que frequentemente é negligenciada e erroneamente vista como perda de tempo. “Embora existam extensas pesquisas sobre a importância do brincar para o desenvolvimento humano, é necessário desenvolver estratégias para que a sociedade valorize a brincadeira e, principalmente, para que as famílias compreendam que brincar é um direito da criança. É o seu modo de SER e ESTAR no mundo”, finaliza.