Tempo médio de leitura: 3 minutos.
Quem nunca ficou grudado na TV, esperando ansiosamente pela vinheta do programa do Silvio Santos? Seus bordões, suas pegadinhas e sua forma única de interagir com o público marcaram gerações. Mas, afinal, o que fez dele um comunicador tão especial e o que podemos aprender com ele hoje em dia?
O “dono” dos nossos domingos (e de nossos corações)
Silvio Santos era mais do que um apresentador de TV, era um mestre da manipulação (no bom sentido!) e um verdadeiro gênio da comunicação. Seus programas eram como uma montanha-russa de emoções, com momentos de alegria, suspense e até mesmo um pouco de drama. O que mais chamava a atenção era sua capacidade de conectar-se com o público de forma única.
Como ativar o modo ‘Silvio Santos de se comunicar’ no dia a dia
- Seja você mesmo e transmita suas ideias com sinceridade.
- Ouvir ativamente o outro é fundamental para uma comunicação eficaz, pratique a escuta ativa.
- Utilize uma linguagem clara e objetiva e evite jargões e termos técnicos que possam dificultar a compreensão.
- Conheça seu público e ajuste sua mensagem de acordo com suas necessidades e interesses.
- Tente se colocar no lugar do outro e entender sua perspectiva. Pratique a empatia.
- O humor pode tornar suas interações mais leves e agradáveis.
- Não tenha medo de se expressar. A comunicação é uma habilidade que se desenvolve com a prática. Aproveite para buscar cursos e treinamentos que o ajudem nesta jornada.
Silvio Santos deixou os domingos mais vazios desde o último fim de semana, mas seus ensinamentos e boas práticas o tornaram referência em gestão empresarial, empreendedorismo, liderança, planejamento estratégico, conduta ética e outras incontáveis habilidades. O mais fundamental de todos os aprendizados virou sua marca registrada, quando estava fora dos palcos, vivendo o dia a dia e construindo sua história: a ciência de que o seu próprio sucesso só depende de você, “são 10% de inspiração e 90% de transpiração”.