Como cuidar da saúde e utilizar o seu plano com responsabilidade

9 de abril de 2019

Cuidar da saúde é fundamental! Algumas práticas simples podem melhorar a sua qualidade de vida, o seu bem-estar e, ainda, contribuir para que o valor pago pelo plano de saúde não sofra reajustes excessivos por conta do mau uso. Confira as dicas preparadas pela analista de Remuneração e Benefícios, Sheila Santos:

Pratique atividade física regularmente

A prática regular de atividades físicas contribui para o bom funcionamento dos órgãos, diminui a ansiedade e o estresse, além de melhorar o humor e a autoestima. Além disso, aliada a uma alimentação equilibrada, contribui para a perda de gordura.

Faça check-up e reaproveite seus exames

Previna-se! É muito importante realizar check-ups médicos regularmente, prevenindo qualquer problema futuro. Se forem solicitados exames para você, confira se não os realizou recentemente e leve para o seu médico avaliar se é necessário fazer novos. Às vezes, aqueles que você já possui são suficientes. Utilize a consulta de retorno para levar os resultados dos seus exames, assim você evita a cobrança de uma nova consulta.

Escolha um médico de confiança

Ter um médico de confiança irá te ajudar com o que você e a sua família precisam.  Esse profissional é fundamental para centralizar o seu histórico médico e da sua família, assim, ele poderá sempre indicar o melhor caminho a seguir em qualquer problema de saúde. Uma boa opção é o clínico geral, mas também pode ser outro profissional em que você confie, que poderá te indicar especialistas e apoiar nos diagnósticos e possíveis tratamentos que você possa precisar.

Pronto-socorro x consultas eletivas

Você sabe quando deve ir ao pronto-socorro e quando agendar uma consulta eletiva? Geralmente, vamos ao pronto-socorro quando temos uma emergência. Nesse caso, você terá um tratamento breve, para aliviar os seus sintomas. Já quando você agenda uma consulta eletiva, um médico especializado irá buscar a raiz do seu problema, acompanhando o seu caso e ajudando a prevenir problemas futuros. Então se você tem um sintoma que não seja agudo, evite o pronto atendimento. Procure o seu médico de confiança, pois ele tem todo o seu histórico. Se for o caso de consultar um especialista, será ele quem irá te direcionar.

Busque uma segunda opinião médica

Quando você for realizar algum procedimento cirúrgico, sempre é bom procurar um segundo médico para analisar o seu quadro clínico. O médico pode pedir novos exames, ou analisar o seu caso de uma maneira diferente, ajudando você a realizar o tratamento correto e evitando procedimentos indevidos ou desnecessários. Uma segunda opinião ajuda a complementar e contribuir para um diagnóstico correto, trazendo mais segurança para você.

Sheila da Luz dos Santos é analista de Remuneração e Benefícios do Grupo Positivo, formada em Gestão de Recursos Humanos e atua na Administração Central desde 2013.

Você também pode enviar a sua sugestão de dica e aparecer por aqui! Envie um e-mail para comunicacacaocorporativa@positivo.com.br com a sua dica.