Agora, quem faz o Dicas é você!

22 de janeiro de 2019

Como definir, planejar e alcançar metas profissionais em 2019

Iniciamos o Positivo em Foco 2019 com novidades: além do novo formato e novas funcionalidades, a editoria Dicas passará a ser escrita pelos colaboradores do Grupo Positivo! Então você já pode separar a sua e enviá-la para o e-mail da Comunicação Corporativa (comunicacaocorporativa@positivo.com.br), junto a uma foto de perfil (em boa resolução) e um breve descritivo das suas experiências e formações que justifiquem os seus conhecimentos sobre o assunto. A equipe editorial do boletim fará a seleção e a sua dica poderá ser publicada aqui no Positivo em Foco. Participe!

E a primeira Dica é da colaboradora do RH Corporativo, Lívia Antonelli, que traz um tema super útil para este início de ano: Planejamento. Afinal ainda está em tempo de definir suas metas para 2019. Então vamos conferir as “Dicas da Lívia”:

O primeiro passo é ter clareza sobre o que foi alcançado no ano que passou, o que se pretende alcançar neste e o que é preciso para fazer isso. Para começar, pense nos sonhos que deseja realizar e faça também uma avaliação dos seus hábitos. Algumas perguntas que podem te auxiliar são:

– O que quero conquistar no campo pessoal e profissional em 2019?
– O que devo continuar fazendo para atingir meus objetivos?
– O que devo parar de fazer?
– O que devo começar a fazer?

A partir disso, defina de três a cinco objetivos para as principais áreas da sua vida: pessoal, familiar e profissional. Escolha um número enxuto de itens, selecionando aqueles objetivos que realmente trazem maior significado para você.

Tenha ações para cada objetivo

Com menos itens na lista, conseguimos estabelecer pequenas ações que podem ser realizadas mês a mês. Grandes organizações planejam os seus anos dividindo-os em trimestres, estabelecendo ações que podem ser acompanhadas em cada um desses períodos. Desta forma, os resultados são construídos pouco a pouco até serem alcançados em sua totalidade. Por isso, divida os seus objetivos em pequenas ações que podem ir progredindo conforme os meses forem passando. Caso você tenha muitos desejos a serem realizados, também é possível dividir os itens em categorias, por exemplo: “prioritários”, “importantes” e “bons de acontecer”. Essa forma permite visualizar o que precisa ter mais dedicação e o que pode resolvido com mais tranquilidade.

Coloque as ações na agenda

A ferramenta mais comum e eficaz ainda é a agenda, seja física ou virtual. Quando colocamos dia e hora para realizar ações nos responsabilizamos em fazer acontecer. Portanto, coloque tudo na agenda, desde os compromissos importantes até as ações mais simples, que dependem só de você. Uma novidade nesse segmento é o chamado “planner”, que consiste em agenda bem completa para você acompanhar diariamente, semanalmente e mensalmente os seus objetivos e realizações, e ajustá-los se for preciso. Na internet você encontra diversas dicas para fazer o seu próprio planner em casa, conforme as suas necessidades e seu gosto.

Inclua prazos em seu calendário

O calendário é uma das ferramentas de organização mais práticas e fáceis para se usar no dia a dia. Nele, você pode estabelecer prazos finais para as suas ações e metas acontecerem. Por isso, é importante deixá-lo em um local bem visível, assim, sempre que olhar para ele, irá se lembrar sobre os seus objetivos.

Use a tecnologia a seu favor

Na era da conectividade, nada melhor do que ter alguns aplicativos para organizar melhor as suas metas. O Goalbook, idealizado pela coach Richeli Sachetti, é uma excelente ferramenta para quem quer começar. Lá, é possível escrever a situação atual, a meta, colocar um prazo para alcançá-la e ainda incluir uma imagem que represente a meta. O bacana é que você também pode escolher quando quer ser lembrado sobre ela. Outro aplicativo interessante é o Todoist, que permite organizar metas, atividades e compromissos semanalmente. Por ser integrado ao e-mail, você pode configurá-lo para enviar lembretes das suas atividades do dia logo pela manhã. Ao realizar uma atividade basta dar um “check” na lista. Caso você se esqueça de algo, a atividade permanecerá na agenda como um item para ser resolvido no próximo dia.

Independentemente da forma ou das ferramentas que você escolher utilizar, o seu engajamento é essencial! Afinal, de nada adianta ter consciência das mudanças se não agimos para realizá-las. E você, já pensou quais são as mudanças significativas para este ano? Espero que todas as dicas te ajudem a ir ainda mais longe!

Livia Antonelli é administradora e especialista em Gestão de Talentos e Comportamento Humano pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Possui formação em coaching pessoal e profissional pela Sociedade Brasileira de Coaching (SBC) e em coaching de imagem pela Ecole Supérieure de Relooking. É mestranda em Administração de Empresas na Universidade Positivo e desde 2010, atua na área de Recursos Humanos, com desenvolvimento e performance de pessoas. Adora assuntos relacionados à gestão, estratégia, inovação e produtividade.

Você também pode enviar a sua sugestão de tema e aparecer por aqui. Envie um e-mail para comunicacacaocorporativa@positivo.com.br com a sua dica.