Como descartar corretamente seus eletrônicos

18 de abril de 2019
Para onde levar celulares, baterias, computadores e eletrodomésticos quando não nos servem mais?

Para onde levar celulares, baterias, computadores e eletrodomésticos quando não nos servem mais? Para diminuir o impacto ambiental, o ideal é descartar o lixo eletrônico em locais especializados para que sejam devidamente reciclados. A gerente de Produtos da Positivo Tecnologia, Cinthya Ermoso, selecionou algumas dicas para o descarte correto de eletrônicos.

Devolver ao fabricante

Hoje, alguns fabricantes de produtos de informática já possuem sistemas de coleta de lixo eletrônico residencial. Além disso, todas as operadoras de celular têm coleta de baterias e aparelhos em suas revendas espalhadas pelo Brasil.

Doações

Se você acha que seu computador ainda está em bom estado e pode ser utilizado por outras pessoas, pode doá-lo a alguma instituição de caridade, ONG ou até mesmo para museus. A instituição receptora irá formatar sua máquina, fazer pequenos ajustes e outras pessoas poderão utilizá-la.

Descarte e Reciclagem

Quase todas as cidades contam com uma Secretaria Municipal do Meio Ambiente envolvida com o descarte do lixo eletrônico. Você pode ligar para Prefeitura de sua cidade para se informar como fazer o descarte de forma correta.

Descarte profissional

Para quem tem um empreendimento e produz lixo tecnológico em grande quantidade é possível contar com um sistema profissional – e pago – de recolhimento. A Positivo Tecnologia, por exemplo, tem o projeto TI Verde: para evitar que equipamentos eletrônicos em desuso sejam jogados no lixo comum, foi criado o SAC de reciclagem. Entre em contato para saber quais os postos de coleta: recicle@positivo.com.br ou 4002-6440 para São Paulo, Curitiba, Belo Horizonte e Brasília e demais localidades 0800 644 7500. O equipamento será recebido, processado na Central de Resíduos e destinado para um destino ambientalmente adequado.

Colabore!

Mais de 41 milhões de toneladas de lixo eletrônico são geradas por ano em todo o mundo, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU). Esses equipamentos são compostos por plástico, metais e vidros que demoram até 10 anos para se decompor na natureza. Tem, também, quantidade considerável de substâncias químicas, como chumbo e mercúrio, os quais contaminam o solo e a água. Por isso, descarta-los de forma correta é fundamental. Por isso, siga estas dicas e faça a sua parte!

Cinthya Ermoso é gerente de Produtos da Positivo Tecnologia, onde atua desde 2008,  e possui Graduação em Administração de Empresas e MBA em Marketing.

Você também pode enviar a sua sugestão de dica e aparecer por aqui! Envie um e-mail para comunicacacaocorporativa@positivo.com.br com a sua dica.