Como trabalhar de forma mais colaborativa?

26 de março de 2019
Quer saber como trabalhar de forma mais colaborativa?

Uma equipe que trabalha unida, de forma engajada e com consciência coletiva é a condição fundamental para o seu desenvolvimento. O grande desafio é criar uma rotina colaborativa, já que o ser humano é tendencioso em competir, mas não em cooperar. Para isso, Cristiane, Gabrielly e Maria Paula, do Instituto Positivo, selecionaram algumas dicas práticas de como fortalecer a colaboração na rotina de trabalho.

Colaboração e trabalho em equipe são conceitos cada vez mais discutidos em ambientes corporativos, principalmente com a ascensão das tecnologias da informação e da comunicação. Além disso, as diferenças e os conflitos do dia a dia podem afastar e enfraquecer as relações humanas, induzindo atitudes que bloqueiam o fluxo de atividades, e, ainda, ocultando as fragilidades.

Compartilhar

Transparência também é colaboração. No trabalho colaborativo, agendas ocultas dificultam o engajamento da equipe, e indica um ambiente de ameaças, influenciando a todos. Conhecimentos e sentimentos devem ser compartilhados com o grupo, apontando fragilidades que possam ser apoiadas, reconhecendo erros que podem ser consertados e, principalmente, destacando informações que podem contribuir com todos.

Desapegar

Somos seres humanos e, consequentemente, diferentes e particulares. Desapegar de ambições pessoais significa estar inserido de forma mais efetiva no coletivo. Largar de preocupações, expectativas, projetos, ideias, preconceitos, cargos, funções e status pode ajudar a afetar positivamente as pessoas ao redor. O desapego cria um campo de diálogo mais aberto, procurando encontrar a verdade comum, em conjunto, em que cada um contribui com uma parte, sem que haja um detentor dessa verdade.

Celebrar

Para aumentar a motivação e o desempenho, a celebração das vitórias é um caminho eficiente. Celebrações estreitam as relações e despertam maior confiança no próximo. Criar o hábito de celebrar conquistas pode contagiar mais pessoas.

 

Cristiane da Fonseca é, atualmente, coordenadora de implantação do ADE Granfpolis. É especialista em Gestão para o Desenvolvimento Social e formada em Serviço Social com 20 anos de experiência em articulação de projetos sociais. Já atuou em áreas de Investimento Social Privado, Responsabilidade Social Corporativa e Qualidade de Vida do Trabalho.

Gabrielly Domingues é analista de Comunicação do IP e atua na produção de materiais para públicos internos e externos do Instituto. É formada em Jornalismo na Universidade Positivo.

Maria Paula Mader é coordenadora da área de produção e disseminação de conhecimento do Instituto. É formada em Letras e em Comunicação Social, com especialização em Leitura de Múltiplas Linguagens, Mestrado em Comunicação e Linguagens e Doutora em Educação, Atua no Ensino Superior há 18 anos, tanto na docência quando na gestão de cursos de Graduação.

Você também pode enviar a sua sugestão de dica e aparecer por aqui! Envie um e-mail para comunicacacaocorporativa@positivo.com.br com a sua dica.