Declare o bem no seu Imposto de Renda!

22 de março de 2021
Neste início de ano, a sua contribuição poderá beneficiar organizações que fazem a diferença!

Estimular a destinação de parte do Imposto de Renda (IR) a projetos e fundos incentivados fiscalmente. Com esse objetivo, o Instituto Positivo se juntou à iniciativa “Declare o Bem no seu IR”, liderada pelo Instituto GRPCOM e apoiada por mais de 30 organizações paranaenses.

A campanha visa unir pessoas físicas e empresas de todo o estado para reverter os baixos índices de destinação fiscal, uma vez que a declaração IR é uma chance pouco aproveitada para beneficiar organizações do terceiro setor. As pessoas físicas podem destinar até 6% dos seus impostos, sendo 3% para o Fundo da Criança e do Adolescente e 3% para o Fundo do Idoso.

Você pode conhecer exemplos de organizações que tiveram os seus projetos apoiados aqui.

Além de possibilitar a colaboração entre a comunidade e instituições necessitadas, a iniciativa traz informações sobre essa modalidade de doação, que ainda gera dúvidas e receio em parte da população. A diretora do Instituto Positivo, Eliziane Gorniak, destaca a importância de esclarecer o assunto para o sucesso de ações como essa. “As pessoas querem, sim, colaborar. No entanto, muitas ainda se sentem receosas quando se trata de doação via declaração do Imposto de Renda. Por isso, campanhas como a ‘Declare o bem no seu IR’ são tão importantes e contam com o apoio de organizações tão representativas em nosso estado. A campanha ajuda a esclarecer as dúvidas e ensina, passo a passo, como efetivar a doação”.

Como fazer a destinação?

O período para realizar a declaração do Imposto de Renda, em 2021, já começou e vai até o dia 30/04. A doação do IR de pessoas físicas é realizada pelo Programa da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF), onde é possível escolher para qual fundo destinar a contribuição. Para facilitar o processo, a campanha reuniu orientações no e-book “Guia de destinação fiscal: saiba como declarar o bem no seu imposto de renda”. Clique aqui para acessar.

Além disso, também foi elaborado um vídeo tutorial com os passos para a doação: