Dicas para aplicar a 5S na organização de seu lar

9 de novembro de 2021
Metodologia japonesa contribui para a organização do seu lar.

Já ouviu falar no 5S? Essa metodologia surgiu no Japão, em meados de 1950, para ajudar o país a se reerguer diante do cenário de pós-guerra. Tem como princípio promover a disciplina, organização, segurança, produtividade e redução de desperdícios.

É muito comum vermos o 5S sendo aplicado nas empresas, para aumentar a qualidade e efetividade de processos. Para a assistente de processos e facilitadora do Programa 5s da Posigraf, Karym Campanholi, essa metodologia também pode ser aplicada em casa, em nosso dia a dia. Mas, antes de explicar como fazer, entenda melhor o que o termo significa:

O “5 S” vem de cinco palavras em japonês iniciadas com a letra “S” e que, no Brasil, traduzimos para “Senso”:

  • SEIRI – Senso de Classificação
  • SEITON – Senso de Ordenação
  • SEISO – Senso de Limpeza
  • SEIKETSU – Senso de Padronização
  • SHITSUKE – Senso de Disciplina ou Autodisciplina

Agora que você está mais familiarizado com o termo, entenda como aplicá-lo:

SEIRI – Senso de Classificação, ou ‘Desapego’

Separe tudo aquilo que é necessário do desnecessário. Se pergunte se realmente precisa desse item, se a quantidade está adequada e qual a frequência com que você o utiliza.

Se as respostas forem negativas: “não utilizo”, “não preciso nessa quantidade” e “usei já faz muito tempo”, está na hora de dar um outro destino ao item! É importante se desapegar daquilo que não é utilizado.

Mas você não precisa simplesmente abrir mão do item. Os itens que estão em bom estado, por exemplo, podem ser destinados à doação.

SEITON – Senso de Ordenação, ou ‘Lógica’

No segundo passo, ordene os itens pela frequência com que são usados ou por categorias, e guarde-os de forma correta. Assim, minimizamos as movimentações em excesso ou desnecessárias. Procure deixar os itens do dia a dia mais acessíveis e aqueles de uso mais esporádicos, mais distantes do alcance das mãos.

 SEISO – Senso de Limpeza, ou ‘Higiene’

Promova a limpeza dos ambientes, inspecione-os com frequência e, o mais importante, evite as fontes de sujeira. Crie uma rotina de limpeza conforme o cômodo ou item, mas lembre-se daqueles locais que não conseguimos ver no dia a dia: atrás de armários, embaixo do sofá, entre outros.

Evite com que a sujeira seja algo permanente em sua casa!

SEIKETSU – Senso de Padronização, ou ‘Bem-estar e saúde’

No quarto passo, precisamos manter tudo que foi feito nas etapas anteriores com qualidade. Mantenha os ambientes iluminados, ventilados e limpos. Entender que há uma padronização e alcançá-la são etapas essenciais para atingir a disciplina.

Para que a casa esteja em perfeita harmonia, você também precisa estar bem, por isso, dedique um tempo de sua rotina e seus hábitos à sua saúde física e mental.

SHITSUKE – Senso de Disciplina, ou ‘Determinação’

O quinto, e último passo, é a disciplina! Precisamos transformar os itens em rotina. A disciplina permite que, por meio da prática, as pessoas tornem as práticas em hábitos naturais. Para aplicar o 5S, vimos que os três primeiros S’s tratam da mudança externa, e os dois últimos da interna. Assim, levamos a nossa transformação de dentro para fora.

E aí, aceita o desafio?

Notícias Relacionadas