Golpes virtuais: armadilhas a um clique

18 de abril de 2022
Não caia em armadilhas: saiba como se proteger de golpes virtuais.
Tempo médio de leitura:  2 minutos.

 

Para início de conversa, precisamos entender o que significa um Incidente de Segurança da Informação. Trata-se de qualquer evento adverso, confirmado ou sob suspeita, relacionado à segurança de sistemas de informação. Tais ocorrências podem levar à perda de um ou mais princípios básicos de Segurança da Informação: Confidencialidade, Integridade e Disponibilidade.

Dito isso, você pode se perguntar: “mas como reconheço e, sobretudo, como posso combater esse tipo de ocorrência e tornar meu acesso digital mais seguro?”

A palavra-chave é prevenção!

Quando estamos bem instruídos, munidos de boas informações, nos sentimos mais preparados para não cair em armadilhas digitais. Para isso, precisamos nos familiarizar com alguns termos, aqueles sobre os quais sempre ouvimos falar, mesmo sem saber ao certo defini-los.

Spam: No geral, definimos spam como qualquer e-mail não solicitado pelo usuário, cujo o conteúdo é normalmente uma mensagem publicitária que tem como objetivo divulgar produtos e serviços, mas também para aplicar golpes, disseminar boatos e espalhar softwares maliciosos.

Phishing (lê-se ‘fishing’): é uma técnica de crime cibernético que usa fraude, truque ou engano para manipular as pessoas para obter informações confidenciais. Normalmente é disseminado por meio de e-mail e pode resultar em roubo de identidade e perda financeira.

ATENTO: Os golpistas escolhem os seus alvos e definem qual o objetivo do ataque, se a intenção é conseguir dados pessoais ou bancários, criar contas em nome da vítima ou diversos outros tipos de fraudes.

Abaixo, um exemplo claro do que pode caracterizar algo suspeito:

Vale sempre aquele velho ditado: não existe almoço grátis, desconfie!

Na dúvida, não clique!

Todos nós somos bombardeados diariamente com informações advindas de todos os lados, seja por notificações de celular, e-mails, seleção de notícias e promoções irresistíveis. Mas fique atento, ações maliciosas voltadas à invasão de sistemas e ataques cibernéticos estão em alta.

Quer saber mais? Conheça os sinais mais comuns de e-mail de phishing clicando  aqui. Salve a página em sua aba de favoritos e consulte sempre que sentir necessidade.

 

 

Notícias Relacionadas