Tempo média de leitura: 2 minutos.
Um hospital voltado exclusivamente ao atendimento pediátrico, com um espaço especial para que a imaginação, o afeto e a educação também façam parte do processo de cura. Esse é o sonho que começa a se tornar realidade com o futuro Hospital Infantil do Complexo Hospital de Clínicas — o HCzinho, que contará com uma biblioteca dedicada às crianças em tratamento.
E é o Instituto Positivo que estará à frente da coordenação desse espaço, reafirmando o compromisso do Grupo Positivo com o incentivo à leitura. A biblioteca será equipada, mantida e gerida voluntariamente pelo Instituto, que também promoverá atividades de incentivo à leitura literária para pacientes e familiares, levando palavras de conforto, alegria e imaginação para dentro do ambiente hospitalar.
O anúncio foi feito durante o lançamento oficial da campanha de arrecadação de recursos para a construção do HCzinho, evento no qual também foi assinado o termo de compromisso entre o Instituto Positivo e os demais parceiros fundadores da iniciativa: TIF Comunicação, GRPCOM e Grupo Boticário.
“O Grupo Positivo, por meio do Instituto, vai viabilizar a implantação da biblioteca, fomentando a leitura literária e a escolarização das crianças. Queremos que o hospital seja também um espaço de estímulo intelectual e cultural”, destacou Eliziane Gorniak, diretora do Instituto Positivo.
Leitura como parte do cuidado
A iniciativa está totalmente alinhada ao Manifesto pela Leitura Transformadora, lançado em 2024 pelos colégios do Grupo Positivo. O documento estabelece compromissos práticos para ampliar o acesso à leitura, tanto nas escolas quanto na comunidade, por meio de ações como horários exclusivos para leitura por prazer, bibliotecas em espaços públicos e projetos literários itinerantes.
A urgência dessa causa é evidente: segundo a mais recente edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil (Instituto Pró-Livro, 2024), 53% da população brasileira não leu sequer parte de um livro nos três meses anteriores à pesquisa, e 73% não concluíram nenhuma obra nesse período. No Paraná, estado-sede do HCzinho, o índice de leitores é um dos mais altos do país, com 54%.
Sobre o Instituto Positivo
O IP nasceu em 2012, em comemoração aos 40 anos do Grupo Positivo, para gerir o investimento social em favor da comunidade. Desde 2015, o IP trabalha pela melhoria da qualidade da Educação pública, incentivando o trabalho em Regime de Colaboração, por meio dos Arranjos de Desenvolvimento da Educação (ADEs). A partir de 2025, assume o compromisso de incentivar a leitura literária. Para saber mais, clique aqui.