Recrutamento & Seleção usa IA para potencializar o olhar humano

4 de setembro de 2025
Tempo médio de leitura: 3 minutos. 

 

No Grupo Positivo acreditamos que o futuro do Recrutamento & Seleção já chegou, unindo tecnologia de ponta ao que temos de mais essencial: o olhar humano. 
Entre as melhores práticas de aplicação da Inteligência Artificial (IA), já presente no dia a dia dos recrutadores, está a transformação na condução dos processos seletivos. 

Mais agilidade, previsão e transparência 
A IA agiliza a triagem de currículos, analisa as informações fornecidas pelos candidatos e avalia a compatibilidade com a cultura da empresa. De maneira objetiva, permite que os recrutadores concentrem sua energia na experiência e no desenvolvimento das pessoas. 

Com processos automatizados e inteligentes, as equipes de recrutamento têm mais tempo para atuar de forma estratégica, oferecendo interações personalizadas e garantindo uma jornada mais acolhedora e clara para cada candidato. 

Embora a IA seja uma poderosa aliada, ela não substitui o senso crítico e estratégico dos profissionais. Pelo contrário, soma valor ao trabalho humano e reforça a justiça e a clareza em cada decisão, prevenindo vieses inconscientes. 

Na voz de quem vive a experiência 

A IA nos processos de seleção é um recurso de grande valor. Ela nos permite atuar de forma mais estratégica, aumentando a assertividade e reduzindo o tempo de apresentação dos candidatos finalistas”, comenta Bianca Varago, recrutadora do Grupo Positivo. 

“Participar de um processo seletivo com IA foi muito positivo. A transparência das etapas e a forma como meu perfil foi mapeado e destacado ao recrutador mostraram o equilíbrio perfeito entre tecnologia e contato humano.”, contribui Taciana Frenzel Antunes, assistente de atendimento do Colégio Positivo – Água Verde.  

A tecnologia está a serviço das pessoas nas empresas do Positivo. Com a Inteligência Artificial, cada processo seletivo se torna mais justo, ágil e humano — porque acreditamos que o futuro se constrói com inovação e empatia.