Tempo de leitura: 4 minutos
No Grupo Positivo, acreditamos que Encantar é mais do que atender bem — é surpreender, acolher e criar conexões genuínas. Nesta edição especial do Positivo em Foco, você confere como os colégios do Grupo Positivo transformam esse valor em prática diária, por meio de atitudes simples, mas cheias de significado.
No vídeo da matéria de destaque, Maria Eduarda Figueiredo, analista de Experiência do Cliente, apresenta histórias reais e compartilha dicas de colaboradores que vivem o Encantamento em suas rotinas escolares. Acompanhe a transcrição completa:
Maria Eduarda:
— Encantar é mais do que atender bem. É sobre criar expectativas que marcam, que acolhem e que fazem nossos alunos, famílias e colegas se sentirem verdadeiramente especiais.
— No Grupo Positivo, o Encantamento é um dos pilares da nossa cultura, e nos colégios isso acontece todos os dias, nas pequenas atitudes, nos gestos de cuidado e nas conexões que criamos com quem está ao nosso lado.
— Na edição especial do Positivo em Foco, vamos conhecer algumas histórias inspiradoras de colaboradores dos colégios do Grupo Positivo que vivenciam o Encantamento na prática. Veja a seguir algumas dicas e experiências de quem transforma o dia a dia escolar com empatia, atenção e propósito.
Mirian:
— O meu nome é Mirian. Eu trabalho aqui na Educação Infantil há 15 anos, e na rede do Positivo estou há 26 anos. O meu trabalho, eu sempre falo, é me colocar no lugar dos pais. Os pais gostam de ser bem atendidos, de ver comprometimento com as crianças, cuidado e zelo, sempre se colocando no lugar do próximo, né?
— Dar um bom dia, um boa tarde, um bom final de semana, um bom trabalho. Ajudar nos corredores, no banheiro, lavar a mãozinha, dar o acolhimento que eles precisam aqui. Até hoje tem muitos que me chamam de tia Mimi também. E tem uns pais que vêm, querem me conhecer também — a tia Mimi, de quem as crianças sempre falam lá em casa.
— Eles são acolhidos assim. Porque aqui não é uma matrícula, é um nome, um aluno que está entrando, um estudante, um futuro médico, um futuro advogado, juiz. É isso.
Fernanda:
— O Encantamento começa ao entrar na sala. Quando você entra, já recebe aquele monte de criança correndo, querendo um abraço, um beijo, querendo atenção, afeto, e contando coisas simples do dia a dia. Dar essa atenção, ouvir o que eles têm a dizer, essas coisas simples do cotidiano deles — o que aconteceu no dia anterior ou naquela manhã — já encanta.
— O simples fato de olhar para a criança, escutar, dar atenção ao que ela está pedindo naquele momento, já encanta. O Encantamento começa por aí. E sempre é preciso ter tempo para ouvir as experiências que elas trazem e também repassar o que você sente.
— Ali é uma troca onde você vai se surpreender e aprender também com o que a criança diz. A escola está num lugar de afeto, de imaginação, de curiosidade. Um dia de Encantamento não depende de grandes eventos ou preparativos, mas das pequenas delicadezas.
— Quando falamos de Encantamento na Educação Infantil, estamos falando sobre permitir que a aprendizagem aconteça de forma natural, ativa, sensível e, acima de tudo, acolhedora e significativa.
— Encantar é transformar. É transformar o cotidiano, os materiais simples, o dia a dia em uma forma diferente de descobrir — da criança vivenciar experiências através da curiosidade, da imaginação e, acima de tudo, do afeto.
— Esse Encantamento acontece quando o olhar da criança brilha diante de uma descoberta. E o professor não é mero coadjuvante: ele participa, vibra junto, brinca, se suja, se joga no chão. Isso encanta também.
— Eu falo e começo a me emocionar, mas isso é encantar também os nossos olhos, não só os das crianças.
— Um exemplo de Encantamento muito bonito vivenciamos agora na Semana das Crianças. Na nossa sala, propusemos ações pedagógicas sensoriais com materiais simples — farinha, maizena, tinta, quirera. Construímos várias estações, separamos em grupos e deixamos as crianças livres.
— Elas puderam criar, imaginar, usar a sensibilidade através das mãos, dos pés, do corpo, do olfato. Foi incrível vivenciar e observar como as crianças interagiram entre elas. E o mais lindo de tudo foi ouvir no final: “Profe, foi o melhor dia da minha vida!” ou “Profe, eu não queria que esse dia acabasse.”
— Isso traz gratidão e a certeza de que atingimos o que queríamos: encantar, fazer os olhos das crianças brilharem.
Marcieli:
— Hoje, eu tento tratar todo mundo da mesma forma. Tento encantar as pessoas com educação, respeito — desde o inspetor até o zelador que vem pedir um papel toalha. Tento tratar todos da mesma forma.
Karina:
— Falar sobre Encantamento na educação é falar com o coração. Quando a criança chega à escola e é bem acolhida, ela é uma criança feliz no espaço e no ambiente escolar.
— Eu lembro de um dia em que uma criança perguntou se eu tinha um vestido de princesa. Nesse dia, resolvi fazer uma surpresa: me vesti de princesa e fiquei esperando ela chegar. Quando ela me viu com aquele vestido longo, fitas coloridas e brilho, ficou encantada.
— Junto com ela e os demais amigos, cantamos uma música e nos divertimos muito. Tornar o espaço educacional acolhedor faz toda diferença.
— Educar é ter propósito, é transformar, é fazer a criança feliz.
Elisa:
— Encantamento é o propósito — o propósito de uma empresa que acredita na força transformadora da educação e que se dedica todos os dias a oferecer qualidade no ensino, acolhimento e confiança em cada relação construída.
— Do cuidado da equipe da limpeza ao professor em sala de aula, cada gesto reflete o valor de encantar com verdade, com empatia e com propósito. Porque isso é o verdadeiro Encantamento.
— E, para mim, isso é ser Positivo.
Maria Eduarda:
— E você? Como tem praticado o Encantamento no seu dia a dia? Continue acompanhando o Positivo em Foco, porque nas próximas edições vamos trazer mais histórias de outros negócios do Grupo.
— Confira essa edição completa em positivoemfoco.com.br ou escaneie com seu celular o QR Code que está na tela. Até a próxima!
 
                                                                     
                                                                     
                                                                     
                                                                     
                                                                     
                                                                     
                                                                     
                                                                     
                                                                     
                                                                     
                                         
                                         
                                         
                                         
                                        