Tradição e novidade: duas palavras que marcaram as semanas de Formatura do Terceirão

13 de novembro de 2025
Tempo de leitura: 4 minutos.

 

A formatura do Terceirão é um dos momentos mais marcantes da vida escolar, simbolizando a transição do colégio para a faculdade. Desta vez, o que marcou o Curso Positivo foi a combinação entre tradição e novidade.

A primeira celebração aconteceu em Ponta Grossa, nos dias 30 e 31 de outubro, no Centro de Convenções Silvana Kuhn. Marcelo Assad, diretor do Curso Positivo de Ponta Grossa e professor de Biologia, conta que a unidade nunca havia realizado uma formatura e que a decisão foi inspirada no sucesso do evento promovido em Curitiba no ano passado.

“Deu super certo! Agora, o desafio é tornar a formatura do Terceirão uma tradição na programação anual. Que venha a de 2026!”, comemora Marcelo.

Em Joinville, a formatura aconteceu no Joinville Square Garden, no dia 7 de novembro. “Ver nossos alunos concluindo o Ensino Médio encheu nosso coração de orgulho. Mais do que uma celebração, foi um momento que simbolizou crescimento, conquistas e o futuro brilhante que aguarda cada um dos nossos alunos”, relata Maridalva Paulo, diretora do Curso Positivo de Joinville e professora de Matemática.

Com mais de 150 formandos, a cerimônia em Joinville é uma das mais aguardadas da cidade. “Ela abre oficialmente a temporada de formaturas da cidade, uma tradição que vai muito além da nossa escola”, comenta a professora Maridalva.

As duas festas foram organizadas por uma empresa terceirizada, que também será responsável pela formatura do Terceirão das unidades de Curitiba, marcada para o dia 12 de dezembro, com a colação no Teatro Positivo e o baile na Via Soft.

E o Oscar vai para… Professor Pipo!

Durante a cerimônia em Joinville, um dos momentos mais emocionantes foi a homenagem ao professor Joceli Fabrício Coutinho, carinhosamente conhecido como Pipo — professor de Inglês e há 15 anos mestre de cerimônias das formaturas. Ele recebeu um Oscar prateado em reconhecimento à sua dedicação e trajetória com os alunos.

“Confesso que jamais imaginei que essa trajetória se tornasse uma parte tão significativa da minha vida. Ser lembrado e homenageado por essa caminhada é uma honra indescritível. Este prêmio, o Oscar Positivo, estará na minha bancada de trabalho todos os dias, honrosamente — e principalmente como incentivo, pois sempre podemos aperfeiçoar aquilo que todos acham que já está bom”, comentou o professor Pipo.

Notícias Relacionadas