Embaixadores da Inovação participam de dinâmicas para esquentar a mente

26 de junho de 2026
Tempo de leitura: 3 minutos 

Um novo ciclo se iniciou para os Embaixadores da Inovação em junho. Reunidos em um encontro que prometeu esquentar as mentes, 22 colaboradores estiveram presentes na Administração Central no último dia 11 para aproximar as relações, reforçar os papéis e atribuições, além de praticar metodologias que incentivam o pensamento inovador. 

Mayara Fonseca, analista de Controladoria, é uma das novas integrantes do grupo que tem como objetivo fomentar e impulsionar a inovação. “Esta foi uma experiência que me trouxe muitos aprendizados e reflexões. Participar desse encontro foi muito enriquecedor, mas o que mais me chamou a atenção foi a abertura para troca de ideias e a construção conjunta dos temas abordados. O ambiente acolhedor favoreceu a participação, tornando as discussões mais produtivas”, comenta a embaixadora pela Central Positivo. 

O encontro foi conduzido por Alexandre Silva, gerente de Inovação, e Marcela Passarin, especialista de Inovação, e contou com a participação de Guilherme Tanaka, da consultoria Insight. Durante a programação, os embaixadores conheceram as principais pautas e desafios que serão trabalhados ao longo deste ano, os estímulos do programa Ideias em Ação, e as oportunidades que terão para estar cada vez mais em contato com práticas oferecidas pelo mercado acerca do tema. 

Com dois momentos de colaboração e integração, Guilherme Tanaka pôde demonstrar que, por trás dos pensamentos disruptivos, existe técnica e exercício contínuo. No primeiro, trouxe a metodologia Aquário, que promoveu conversas sinceras e profundas sobre inovação, abrindo espaço aos participantes para partilharem suas dúvidas e inseguranças, e conversarem sobre como o apoio e as trocas são fundamentais para a evolução. 

Já no segundo momento da programação, os participantes foram divididos em quatro grupos de trabalho e desafiados a levantarem ideias de como aplicar ferramentas práticas de inovação. Com a metodologia de Collective Intelligence Mapping (CIM), ou Mapeamento de Inteligência Coletiva, o objetivo foi nivelar o conhecimento e discutir como aplicar ferramentas de ideação no dia a dia enquanto embaixadores, provocando os presentes a exercitarem as técnicas em casos reais que acontecem na empresa atualmente. 

Este foi o primeiro encontro de uma robusta agenda proposta para 2026 pela área de Inovação, que entra em seu segundo ano de atuação. Marcela ainda comenta que a maturidade da cultura no Grupo Positivo vem evoluindo constantemente e que, em um primeiro ano de atuação, já é possível identificar que estamos alcançando, cada vez mais rápido, resultados de uma vivência mais inovadora nos negócios. 

“Um ano atrás, inovação era uma expressão associada exclusivamente a tecnologia e investimentos drásticos em inteligência artificial. Hoje, esse grupo que se reuniu em junho demonstrou que a mentalidade sobre inovação está além de recursos financeiros, muitas vezes não práticos para a realidade da empresa. Faz parte da mudança olhar para os desafios enfrentados, entendendo que soluções inovadoras podem ser enxergadas e trazidas por cada um dentro do Positivo”, comenta a especialista. 

Os integrantes do ciclo 2026/2027 dos Embaixadores da Inovação em breve serão apresentados a todos os colaboradores, para que sejam canal e referência do tema nas unidades, além de provocadores às mentes brilhantes dentro do Positivo.

Confira na galeria abaixo como foi o evento: