Tempo médio de leitura: 3 minutos.
A edição #129 do Positivo em Foco traz mais duas indicações de colaboradores. Confira abaixo:
Luciana dos Santos Selbmann , professora no Colégio Positivo – Júnior
Positivo em Foco (PeF): qual é o seu livro favorito? Conte para nós sobre o enredo.
Luciana: ‘As Cinco Linguagens do Amor’ é um livro muito interessante. Ele contradiz a ideia de que o amor tem uma linguagem universal. Nele, o autor dr. Gary Chapman, demonstra que as pessoas expressam e recebem manifestações de amor de diferentes maneiras.
Positivo em Foco (PeF): por que você gosta desse livro?
Luciana: justamente por me fazer entender que há maneiras diferentes de dizer “eu te amo“.
Positivo em Foco (PeF): como esse livro lhe ajuda?
Luciana: oferece percepções valiosas que podem transformar relacionamentos. Sejam eles amorosos, familiares ou de amizade. Ele me ajudou a entender que o amor não é transmitido da mesma maneira por diferentes pessoas, e isso nos ajuda a ter autoconhecimento, empatia, melhora nossa comunicação e também nos faz perceber que precisamos sempre nos esforçar se quisermos prevenir conflitos em qualquer relacionamento.
========================================================================================
Alex Sander Jucovski, gerente do Departamento de Administração de Pessoal (DAP) do Grupo Positivo
Antes de responder às perguntas, gostaria de compartilhar que “O Livro da Selva” tem um significado especial para mim, pois me acompanha desde que ingressei como voluntário no movimento escoteiro, atuando com crianças de 6 a 11 anos no Ramo Lobinho. É interessante notar que, apesar de Kipling ter escrito a obra para adultos, ela possui características que a tornam atraente para todas as idades. A riqueza de detalhes, os personagens cativantes e as lições de vida tornam a leitura enriquecedora tanto para crianças quanto para adultos. Ah! E o nosso lema no Ramo Lobinho é Melhor Possível. E cada um faz o SEU melhor possível.
Positivo em Foco (PeF): qual é o seu livro favorito? Conte para nós sobre o enredo.
Alex: meu livro favorito é ‘O Livro da Selva’, de Rudyard Kipling, que conta a história de Mowgli, um menino criado por uma alcateia de lobos na Índia. Ele aprende a Lei da Selva com Baloo, o urso, e Bagheera, a pantera negra, enfrentando perigos como o tigre Shere Khan, que odeia humanos e deseja a morte de Mowgli. Mas a vida de Mowgli não se resume à selva! Ele também precisa descobrir seu lugar no mundo dos homens, enfrentando novos desafios e aprendendo a lidar com suas emoções e responsabilidades. No fim, ele encontra um equilíbrio entre suas duas naturezas: a humana e a selvagem.
Positivo em Foco (PeF): por que você gosta desse livro?
Alex: as aventuras de Mowgli me encantam pela amizade, coragem e respeito que ele demonstra, valores que admiro muito. Adoro como Kipling descreve a natureza e os animais, com tanta riqueza de detalhes, mostrando a importância de viver em harmonia com o mundo. A obra me convida a refletir sobre a vida, a natureza e o meu papel no mundo, me inspirando a buscar meu próprio caminho e a valorizar a conexão com o meu entorno. A jornada de autoconhecimento de Mowgli me fascina, pois ele precisa se adaptar, descobrir quem realmente é, e qual o seu propósito. É uma busca que todos nós enfrentamos em diferentes fases da vida.
Positivo em Foco (PeF): como esse livro lhe ajuda?
Alex: ‘O Livro da Selva’ me ajuda a ser uma pessoa melhor, mais corajosa, compassiva e consciente! A história de Mowgli me inspira a superar meus medos e a lutar por aquilo que acredito, assim como ele enfrenta o tigre Shere Khan. Aprendo também a ser mais respeitoso com todos os seres vivos e a valorizar a importância de viver em harmonia com a natureza. A obra me auxilia na minha jornada de autoconhecimento, me incentivando a refletir sobre meus valores, objetivos e o meu lugar no mundo. E me lembra da importância da amizade, da lealdade e do trabalho em equipe, inspirando-me a cultivar laços fortes e a colaborar com outras pessoas.
Na vida pessoal:
- Respeito as diferenças e busco cultivar amizades verdadeiras, construindo laços de confiança com as pessoas ao meu redor.
- Tento ter coragem de correr atrás dos meus sonhos, superar obstáculos e buscar meu desenvolvimento pessoal.
- Procuro me adaptar às novas situações, superar perdas e seguir em frente com positividade.
Na vida profissional:
- Colaboro com meus colegas, compartilho ideias e responsabilidades, buscando soluções em conjunto.
- Me comunico de forma clara e objetiva, buscando o diálogo e a resolução pacífica de conflitos.
- Inspiro e motivo as pessoas ao meu redor com uma atitude justa, colaborativa e que valorize o potencial de cada um.
- Busco ser resiliente para lidar com a pressão, os erros e as frustrações, buscando aprender com cada experiência e seguir em frente.
Acredito que, aplicando esses ensinamentos no dia a dia, podemos construir relações mais saudáveis, alcançar objetivos e viver em harmonia com o mundo ao nosso redor.
Quer fazer a sua indicação? Responda às perguntas acima, e envie-nos pelo e-mail comunicacaocorporativa@positivo.com.br, ou pelo WhatsApp: (41) 3250 – 3757.