Tempo médio de leitura: 5 minutos.
Confira a transcrição do vídeo da matéria de capa desta edição.
— Olá! Hoje queremos falar sobre um dos pilares que sustentam a nossa cultura e as nossas decisões diárias: a ética. Estamos seguindo para a construção de uma nova cultura, baseada em propósito, quase uma ‘filosofia’ de como a gente vive aqui dentro do Positivo.
O propósito é sustentado por quatro grandes norteadores, que nos ajudam a direcionar as atitudes para um objetivo maior: eu estou falando dos nossos valores. Somos pautados pela ética, e este vai ser o primeiro valor que a gente vai falar aqui no Positivo em Foco. Por isso, eu peço dois minutinhos do seu tempo para você sintonizar com a gente aqui e conferir essa matéria de capa super especial.
Ela não é apenas um conceito abstrato ou algo que aparece somente naqueles documentos super formais. Pensa nela como uma bússola, sabe, aquela que orienta as nossas escolhas e a forma como a gente se relaciona com os alunos, com os colegas, os parceiros e até mesmo a sociedade.
Isso significa agir com integridade, palavra já conhecida pelos colaboradores aqui do Positivo. Alceu, conta pra gente um pouco sobre esse grande valor.
— Olha Ana, primeiro eu quero agradecer ao Positivo em Foco pelo convite para falar sobre esse tema tão importante que é a ética. Importante para as pessoas e fundamental para a sobrevivência das empresas. A ética é a obediência ao que não é obrigatório. Isso quer dizer que não há espaço para negociações, é fazer o que é certo, mesmo quando ninguém está vendo.
Então, ser ético é garantir que as informações que compartilhamos, independente do que sejam, são corretas. Respeitar os compromissos que assumimos e tratar todas as pessoas com justiça e empatia faz parte de ser ético. São pequenas coisas que fazem a diferença. Vamos a alguns exemplos:
Vamos pensar que quando o aluno pede uma informação, garantir que ele receba essa informação, essa resposta clara e verdadeira, é um ato ético.
Quando lidamos com dados pessoais e seguimos as diretrizes de privacidade, protegemos a confiança que as pessoas depositam na gente, é um ato ético.
Quando evitamos compartilhar boatos ou informações não verificadas, ajudamos a manter um ambiente de trabalho mais saudável e respeitoso, isso também é um ato ético.
Durante a rotina do nosso dia a dia é comum que surjam dúvidas, principalmente diante de decisões difíceis. Todo dia a gente se encontra em alguma dúvida, decisão mais difícil. E daí, o que fazer?
Então, um bom exercício que você pode fazer é se perguntar: se todos fizessem isso, qual seria o impacto no nosso ambiente de trabalho? Na dúvida, antes de tomar uma decisão, busque apoio em fontes confiáveis.
Converse com a sua liderança, procure a equipe de Compliance do Positivo, que tem uma equipe muito atuante, forte e presente no nosso dia a dia. E consulte também o Código de Conduta do Positivo.
— A ética não é responsabilidade de uma única pessoa ou equipe, é um compromisso de todos nós. Afinal, não é fácil lembrar de tudo o tempo todo, mas aqui dentro do Positivo você tem com quem contar. Então busque as informações e aqui dentro você tem informações confiáveis, informações seguras, que certamente irão direcionar as suas atitudes no dia a dia.
Quando cada um faz a sua parte, nós fortalecemos um ambiente de trabalho baseado na confiança e no respeito. E com certeza essa postura não é complicada. Ela está no jeito como nos comunicamos, na transparência do nosso trabalho, e como nós colaboramos uns com os outros. E quanto mais aprendemos sobre esse valor, mais nós conseguimos aplicá-lo no nosso dia a dia.
Aproveite para interagir com a Comunicação. Você pode escolher qual vai ser o próximo valor que a gente vai falar aqui no Positivo em Foco. E já dê uma conferida nesta edição completa, porque tem muito conteúdo sobre as nossas empresas e todas as novidades que você precisa saber. Escaneie o QR Code na sua tela ou acesse: positivoemfoco.com.br.
Eu espero o seu feedback, hein? E até a próxima!