Tempo médio de leitura: 4 minutos.
O Instituto Positivo acaba de divulgar o seu Relatório Anual de Atividades 2024, publicação que reúne as principais ações desenvolvidas ao longo do último ano em suas frentes de atuação: local, regional, nacional e emergencial. O documento, disponível online, também compartilha aprendizados e aponta os desafios para o próximo ciclo de trabalho — com destaque para o incentivo à leitura como uma nova frente estratégica para 2025.
Desde 2012, o Instituto atua como braço de investimento social do Grupo Positivo, com a missão de contribuir para a melhoria da Educação Pública brasileira e apoiar projetos de impacto social com foco no desenvolvimento humano. Ao longo dos anos, vem fortalecendo a metodologia dos Arranjos de Desenvolvimento da Educação (ADEs), que promove a colaboração entre municípios para enfrentar desafios educacionais de forma conjunta. Além disso, o Instituto administra uma escola de Educação Infantil em Curitiba, apoia projetos locais, mobiliza parceiros e atua em situações emergenciais.
O relatório reforça que o Instituto conta com orçamento próprio e planejamento anual, mas destaca que o apoio voluntário de colaboradores, parceiros e famílias dos alunos é fundamental para ampliar o alcance e o impacto das ações realizadas.
Destaques de 2024
- Consolidação do ADE Litoral Paranaense
Formado por sete municípios do litoral do Paraná, o ADE teve o apoio técnico do Instituto Positivo para iniciar a execução de projetos focados no ensino de Língua Portuguesa e Matemática, além do fortalecimento da gestão pública local.
- Atuação no CEI Maria Amélia
Localizada em Curitiba e administrada em parceria com o Colégio Positivo, a escola de Educação Infantil atende, gratuitamente e em período integral, cerca de 100 crianças, oferecendo educação, cuidado, alimentação e apoio às famílias. - Parquinho construído a partir da Logística Reversa
Um novo parquinho foi instalado em um CMEI de Ponta Grossa com recursos arrecadados pelo programa Logística Reversa Positivo, que reaproveita materiais didáticos em desuso e os destina à reciclagem. O que antes seria descartado virou benefício para mais crianças. - Resposta emergencial às enchentes no RS
A atuação solidária diante das enchentes no Rio Grande do Sul mobilizou alunos, colaboradores e unidades de todo o Grupo Positivo. Com o apoio da comunidade escolar e doações voluntárias, o Instituto coordenou a entrega de 1.632 colchões a famílias desabrigadas e distribuiu mais de dois mil kits escolares e brinquedos a estudantes da rede pública atingidos pela tragédia. - Expansão da atuação nacional
Com ações em Brasília e parcerias com o MEC, a Undime e a Rede de ADEs do Brasil, o Instituto participou de encontros e oficinas para defender o fortalecimento do Regime de Colaboração Intermunicipal e sua inclusão nos novos marcos legais da Educação, como o Sistema Nacional de Educação e o novo Plano Nacional de Educação (PNE).
Desafio para 2025: fortalecer o acesso à leitura
Entre os compromissos assumidos para este ano, um ganha destaque: ampliar o acesso à leitura como ferramenta de transformação social. Em 2024, o Instituto iniciou uma escuta ativa com especialistas, parceiros e públicos estratégicos para compreender os hábitos de leitura em diferentes comunidades. A partir dessa escuta, serão desenvolvidos projetos e ações que incentivem o contato com os livros desde a infância — dentro e fora da escola.
Acesse e conheça o relatório completo: https://relatorioinstitutopositivo.com.br/2024
A publicação é leve, interativa e mostra como cada colaborador e unidade do Grupo Positivo contribui com o trabalho do Instituto — seja diretamente, com doações e apoio, ou indiretamente, por meio do fortalecimento da cultura de solidariedade e da responsabilidade social.