O que significa viver
o Saber todos os dias?

24 de abril de 2025
Tempo médio de leitura: 5 minutos.

 

Viver o Saber todos os dias significa transformar cada interação em uma oportunidade de aprender e ensinar. A gente mostra como isso acontece na prática na entrevista com Celso Hartmann, diretor-executivo dos colégios do Grupo Positivo. Confira a transcrição do vídeo da matéria de capa desta edição.

—  Olá! Sejam bem-vindos a mais uma edição do Positivo em Foco. Hoje vamos falar sobre um valor que está totalmente conectado ao nosso propósito: o Saber. Não teria lugar melhor para falar sobre isso do que aqui no Observatório de Documentação Pedagógica do CIPP.

Bom, aqui no Positivo nós acreditamos que todos somos educadores e aprendizes. Então, cada inspiração, cada desafio é uma oportunidade para aprender e ensinar. Estamos aqui para falar sobre esse valor com um líder que está totalmente imerso nesse ambiente escolar, que é o diretor-executivo dos colégios. Bem-vindo, Celso.

— Olá, tudo bem?

— Já para começar, na primeira pergunta, eu queria falar contigo sobre como é conviver com esse valor do Saber no ambiente escolar?

— Veja, o Saber talvez seja o valor mais importante dentro de um ambiente escolar, e ele está completamente vinculado realmente ao nosso propósito, porque o nosso propósito fala de aprender e ensinar. O Saber, ele é construído exatamente nisso. Os professores sentem isso dentro de sala de aula todos os dias. Quanto mais você ensina um assunto, mais você tem que aprender para ensinar melhor. Então, dentro de uma escola, e eu vejo isso também dentro de qualquer empresa, o saber está intimamente ligado àquela pessoa que gosta de aprender, o curioso, que vai atrás, o que quer fazer coisas novas e que quer trazer novidade para a empresa onde trabalha. Então, o Saber é muito importante para uma empresa que quer evoluir continuamente. Para uma escola, o Saber está ligado a cada um dos colaboradores e também a todo o corpo de alunos e também aos seus pais. Tudo o que se traz para dentro de uma escola é transformado em Saber. A participação de todos é algo muito bem-vindo.

— E como é o dia a dia nos colégios envolvidos nesse valor?

— Veja, quando um aluno chega lá no colégio e ele vai falar com o inspetor, pedir alguma informação, pedir alguma coisa, aquele inspetor está agindo como educador, ele está ensinando para aquele aluno alguma coisa. Quando o aluno traz coisas que ele aprendeu de casa, eu falo, é muito comum, o aluno traz lá, foi para um sítio durante o final de semana, e traz uma areia que ele não entendeu bem, uma flor diferente para o professor e pede informações, ele também está estimulando o processo de aprendizagem. Então é muito importante, novamente, que todos dentro de uma escola, e de novo, vou trazer isso para todas as empresas, que todas as pessoas queiram atuar como educadores. Queiram trazer as coisas porque nós aprendemos, nós humanos, uns com os outros, é isso que nos torna diferentes, diferentes dos demais animais.

— Que legal! Bom, dentro desse contexto que você está falando para a gente do ambiente escolar, tem alguma experiência para compartilhar, algo que você tenha visto?

— Olha, escola sempre vai ter muitos exemplos de educação, muitos exemplos dessa formação e do Saber. Eu posso citar algumas que são para mim muito importantes. Por exemplo, nós temos dentro aqui do Centro Pedagógico um programa chamado TEIA, que é um programa que os professores têm formações que são obrigatórias, mas o grande número são de formações que eles procuram. Coisas simples, como que eu tiro uma foto ou faço aqui uma filmagem de um jeito mais eficiente, o professor pode aprender dentro do TEIA. Mas, o que eu quero trazer para você que é diferente? Têm alguns eventos dentro do TEIA que os professores trazem para os outros professores o que eles sabem. Trazem coisas que eles fizeram em sala de aula e foram disruptivas. Novas metodologias, coisas que fizeram os alunos vibrarem ou eles aprenderem melhor. E esses professores ensinam uns para os outros. E não é só o professor, pode ser um colaborador administrativo, alguém que fez alguma coisa nova, que pode trazer esse saber para dentro desses cursos. Então, essa troca entre pares, ela é muito poderosa e leva, certamente ajuda a levar o colégio a patamares muito superiores.

— Legal! Você está falando que os professores eles não só ensinam, eles também aprendem. E como isso é importante.

Bom, mas também sabemos que aqui, no ambiente do Grupo Positivo, não temos apenas professores, temos vários tipos de colaboradores: Aprende Brasil, Posigraf, aqui na Central. Como você traz para o dia a dia o valor do Saber para eles?

— Veja, o Positivo é uma empresa muito poderosa quando se fala em educação. Eu olho para as empresas que são nossas irmãs dentro desse grupo e aqui dentro da Central também isso é muito poderoso e há muita troca. Veja, quando uma pessoa lá do chão de fábrica, do Gilberto, lá na gráfica, está imprimindo um material que será usado por um aluno do Colégio Positivo, ou por um aluno das múltiplas escolas que o Aprende Brasil atende, esta pessoa está educando, ele passa a ser um educador. Se ele entregar aquele material com qualidade, com o preço baixo que o fornecedor exige, ele está educando, está fazendo um trabalho muito bonito. Quando alguém aqui dentro do Aprende Brasil faz aquele material com carinho, coloca informação verdadeira, sem viés ideológico, que vai ser útil para que os alunos da rede pública aprendam mais e possam sim fazer um país melhor, ele está educando, está fazendo um belo serviço para o nosso país. E, obviamente, Curso Positivo não preciso falar nada, né? Curso, quando ele consegue pegar um aluno e colocar aqui no patamar que ele vai escolher, a palavra é escolha, a vida dele, o que ele quer fazer da vida dele e vai ter, por causa do aprendizado que ele teve dentro do Colégio e do Curso, essa oportunidade de escolher exatamente o curso que ele quer fazer e aonde ele quer atuar, eu estou dando liberdade para o aluno. Então o curso faz um trabalho belíssimo de dar essa autonomia para que o aluno assuma a vida dele e possa escolher onde vai estudar. Então são empresas que, juntas, fazem um serviço para educação belíssimo. E, sim, todas estão muito ligadas ao saber.

— Que legal! Bom, para encerrar, eu gostaria de saber se você tem alguma mensagem para o nosso colaborador. Você possa transmitir aqui diretamente, e fale para ele algo relacionado a esse valor do Saber.

— Olhe, para você que está vendo esse vídeo, o que eu vou dizer para você? Seja curioso. A vida hoje, ela exige que a gente esteja continuamente aprendendo coisas novas. Tem inteligência artificial, vai estudar, vai procurar, vai achar coisas para fazer com ela. Têm livros, não deixe de ler. Tem muita literatura que hoje mostra a diferença que um leitor tem em vocabulário, em criatividade, em raciocínio, em relação àquelas pessoas que não leem. Então, una essa tecnologia já tão antiga do livro, com as modernidades, não dá para deixar uma coisa de lado. A gente não pode dizer assim: disso aqui eu não preciso, porque quando eu deixo uma coisa de lado, eu fico obsoleto. Eu tenho que querer tanto a parte tecnológica quanto a segurança dos livros. Eu tenho que ter curiosidade, eu tenho que sempre estar me desenvolvendo. Então minha dica é: nunca pare de estudar. Eu tenho que estar sempre querendo estudar, sempre querendo aprender, sempre colocando o nosso propósito, aprender, ensinar. De novo, porque quando eu ensino eu estou também aprendendo.

— Muito poderosa esta fala em cima do nosso propósito. Que bacana! Bom, muito obrigada Celso. É inspirador saber que esse valor, o nosso propósito, ele está no dia a dia, não só nos nossos colégios, mas também do grupo inteiro.

— Eu que agradeço. Sucesso a todos.

—  E você, já parou para pensar como você usa o Saber no seu dia a dia e no seu trabalho? Compartilha com a gente nos nossos canais de Comunicação e confira essa e outras matérias do Positivo em Foco com o QR code que está aqui do lado ou em positivoemfoco.com.br

Até mais!

Notícias Relacionadas