Primeiro projeto do Positivo com agente de IA é implantado no Service Desk

19 de setembro de 2025

Tempo média de leitura: 2 minutos.

 

A inteligência artificial já está entre nós — e agora também faz parte do nosso jeito de atender. Desde o segundo semestre de 2024, a empresa vem mapeando oportunidades para aplicar IA em seus processos, em um movimento que tem ganhado cada vez mais força. O primeiro fruto desse trabalho é o Agente de Inteligência Artificial do atendimento da TI, que assume a função de primeira linha de atendimento nos canais de WhatsApp e Microsoft Teams. 

O diferencial está no fato de ter sido desenvolvido dentro de casa. Com criatividade e dedicação, o time de TI uniu ferramentas já disponíveis e as transformou em uma solução capaz de agilizar solicitações, simplificar rotinas e aumentar a eficiência das operações. 

“Esse avanço reforça uma visão importante: quando os processos se tornam mais ágeis e inteligentes, abrimos espaço para atuar de forma mais estratégica. A solução materializa a mudança comportamental que temos adotado no Positivo, ao olhar para alternativas que acelerem e gerem ainda mais eficiência em nossas operações, apostando em IAs como ferramentas que nos permitirão economizar tempo e esforço. Dessa forma, abrimos espaço para focarmos no que importa: cuidar cada vez mais da experiência de nossos clientes.” 

Anderson Macionki, gerente de Infraestrutura e Segurança da Informação do Grupo Positivo.

Mais do que otimizar o atendimento, o novo agente virtual representa a união entre inovação e protagonismo dos nossos colaboradores. Ao combinar inteligência humana e inteligência artificial, mostramos que é possível avançar com propósito e transformar a experiência de quem está conosco todos os dias.