Curso Positivo ocupa 57% das vagas de Medicina em Curitiba

22 de janeiro de 2026
Tempo de leitura: 4 minutos.

 

Planejamento estratégico, aulas direcionadas e acompanhamento próximo dos alunos. Esse conjunto de ações fez com que, mais uma vez, o Curso Positivo se destacasse entre os principais vestibulares do Sul do país, com resultados expressivos em Medicina e em diversas outras áreas.

Em Curitiba, 57% das vagas de Medicina foram ocupadas por alunos do Curso Positivo na Ampla Concorrência (aquelas com vagas abertas a todos os candidatos, sem restrições, em igualdade de condições), considerando a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e instituições privadas como Faculdade Pequeno Príncipe, Mackenzie e PUCPR.

  • UFPR: 48% das vagas de Medicina, com 7 dos 10 primeiros colocados. O desempenho representa um crescimento de 17,5% no número de aprovações em relação ao ano anterior.
  • Faculdade Pequeno Príncipe: 71% das vagas, com 4 dos 5 primeiros colocados.
  • Mackenzie: 54% das vagas e 1º lugar geral.
  • PUCPR: 53% das vagas e 1º lugar geral.

Entre os aprovados está Vinicius Lopes de Paula, calouro de Medicina da UFPR e ex-aluno do Curso Positivo, que compartilhou sua experiência. “Aprendi a estudar de verdade aqui e desenvolvi autonomia. O processo foi árduo, cansativo e exigente, mas extremamente transformador”, relata.

Vinicius cursou do ensino fundamental até o segundo ano do ensino médio em escola pública e, ao se matricular no terceiro ano em uma escola particular, perdeu o direito à cota. Diante desse cenário, percebeu que precisaria competir com alunos que tiveram acesso a uma preparação mais completa e decidiu ingressar no Curso Positivo. “Hoje, só me resta agradecer a todos que fizeram parte dessa jornada. Esse caminho só pode ser trilhado com as próprias pernas, mas, sem ajuda, isso não seria possível”, afirma.

Além dos resultados em Medicina, o Curso Positivo conquistou primeiro lugar em 22 cursos diferentes, com índices expressivos de aprovação em áreas como:

  • Direito diurno (54%);
  • Direito noturno (56%);
  • Ciências Econômicas (44%);
  • Medicina Veterinária (41%);
  • Psicologia (34%).

Na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), os alunos do Curso Positivo alcançaram 10 primeiros lugares, incluindo cursos como Engenharia Mecânica e Administração.

“Esses resultados refletem o trabalho desenvolvido por todas as equipes ao longo do ano, desde o ajuste da programação diária até a oferta de tutorias especializadas. Para este ano, esperamos intensificar ainda mais a programação para todos os perfis de alunos, com acompanhamento próximo e direcionado aos vestibulares mais concorridos”, comenta Alceu Gnoatto, diretor-executivo do Curso Positivo.

Resultados nos vestibulares regionais

O desempenho também se estendeu aos vestibulares regionais. As unidades de Joinville e Ponta Grossa mantiveram ações próximas aos alunos ao longo do ano e alcançaram resultados expressivos:

  • 56% das vagas de Medicina na ACAFE/Univille, com 1º lugar geral;
  • 50% das vagas de Medicina na UEPG, com quatro das melhores notas de redação;
  • 12 aprovados em Medicina na UFSC.

Para 2026, o Curso Positivo segue investindo na personalização do ensino e no acompanhamento individual, com nova programação, mudanças na grade de aulas, nova opção de material didático e o curso Integral Expandido, que oferece mais revisões e aprofundamento de conteúdo.

Matrículas 2026 para colaboradores

Colaboradores do Grupo Positivo podem utilizar o benefício da Bolsa Educacional, com 50% de desconto em todas as modalidades do Curso Positivo. Para mais informações, basta procurar o RH da unidade.

  • Início das aulas de nivelamento: 02/02/2026

 

 

Notícias Relacionadas