O episódio 26, da segunda temporada do podcast PodAprender, traz uma discussão sobre a importância do incentivo às áreas de estudo chamadas STEM (sigla em inglês para Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), especialmente para as meninas. Isso porque, culturalmente, elas não são estimuladas a seguirem alguma dessas áreas e, geralmente, as brincadeiras na infância costumam se limitar a atividades que, de maneira geral, sempre foram atribuídas ao papel feminino, como: boneca, casinha e escolinha.
Para a representante oficial do Programa de Educação da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – Unesco no Brasil, Mariana Braga, convidada especial do episódio, é preciso parar de reforçar os estereótipos de gênero que pregam que o homem e a mulher têm papéis distintos a cumprir. A grande disparidade de gênero na Ciência é real e essa questão só pode ser resolvida com muito debate na idade escolar.
Quer saber mais?
Clique aqui e ouça o episódio completo, que conta com a participação de Mariana e da professora de Física e doutora Sônia Elisa Marchi Gonzatti, que é coordenadora do projeto “Meninas na Ciência”, da Universidade do Vale do Taquari, no Rio Grande do Sul, e integrante do grupo de pesquisa Ciências Exatas, da Escola Básica ao Ensino Superior.
Acesse, também, nos principais agregadores de podcast disponíveis: Spotify, Deezer, Apple Podcasts e Google Podcasts.