Dicas para adquirir o hábito de leitura

24 de fevereiro de 2023
Tempo médio de leitura: 3 minutos.

 

A leitura é uma ótima forma de preservar nosso cérebro. Através dela, estimulamos as sinapses entre os neurônios, fortalecemos nosso sistema cognitivo e estimulamos as funções superiores do córtex cerebral (memória, raciocínio e atenção). Também exercitamos as funções executivas que nos ajudam a desenvolver habilidades, melhoramos o vocabulário, escrita, senso crítico e desenvolvemos a criatividade.

A leitura também ajuda a prevenir doenças neurodegenerativas progressivas, como Alzheimer.

O mais incrível de tudo, é que podemos conhecer coisas novas e nos imaginar em mundos diferentes, viajar no conteúdo do livro e acessar sentimentos e emoções de outras realidades.

Pensando nisso, a Nicolly Andrioli da Silva trouxe algumas sugestões de como tornar a leitura um hábito.

Sempre foi muito difícil ler um livro e realmente terminá-lo ou me engajar com o conteúdo do livro em si. A leitura é um hábito que comecei a adquirir recentemente, e tem mudado meus dias desde então. Sempre gostei de estudar vendo vídeos ou ouvindo aulas, e pude perceber como estava acomodada com a praticidade das coisas e dos benefícios a curto prazo, estudando um pouco de Neurociência, busquei saber o que a leitura pode proporcionar ao meu cérebro e o que acontece enquanto leio, para imaginar as recompensas que recebo durante o processo de leitura. Na sociedade em que vivemos, buscamos benefícios e prazeres imediatos, queremos tudo para agora e que seja prático, a leitura é um hábito que adquirimos a longo prazo, mas que traz muitos benefícios para o dia a dia e hoje faz parte da minha vida“, conta.

Dicas para começar a ler:

1. Busque por livros curtos

Comece aos poucos, criando metas para cada dia ler mais páginas que o dia anterior. Assim, você se desafia e cria recompensas diárias, alcançando as metas e despertando motivação por ter vencido o objetivo. Seja realista e comece com metas pequenas, respeitando seus limites e o começo de um novo hábito. Metas grandes demais trazem frustrações e podem te fazer desistir, viu?

2. Comece por livros com linguagem fácil de ser compreendida

Leia de acordo com seus gostos pessoais. Depois que encontrar seu gênero literário (romance, ficção, científico, filosófico…), tudo fica mais fácil.

3. Sempre ande com um livro na bolsa

Aproveite os intervalos e tempos de espera durante o dia a dia para ler o livro, em salas de espera, ônibus, aguardando uma consulta, filas, etc. Quando você perceber, estará quase no fim do livro aproveitando somente os momentos de intervalo do seu dia.

4. Não desista no primeiro livro

Caso não consiga terminar o primeiro livro, busque novos assuntos. Não se prenda ao livro se a leitura te desanimar. No início, o mais importante do processo é continuar lendo livros e estimular o hábito.

5. Inspire-se

Coloque um fundo musical que te proporcione concentração, assim você embarca no mundo do livro.

 

Para encerrar, a Nicolly deixar duas sugestões para te inspirar a começar o seu processo.

O autor Viktor Frankl, foi quem despertou o interesse dela pela leitura.

Boa leitura! 🙂

 

Nicolly Andrioli da Silva tem 21 anos, é estudante de Psicologia, motivada por metas e objetivos, gosta de assuntos relacionados à arte, cultura, neurociência, comportamento humano, música, psicologia criminal, teorias e fatos científicos. Se considera uma pessoa carismática, gosta de estar entre amigos, rir até a barriga doer e cultivar bons momentos, a cada dia buscando se conhecer e aproveitar ao máximo o processo.