Tempo médio de leitura: 3 minutos.
Em mais uma edição da nossa editoria voltada à leitura, confira as indicações de mais duas colaboradoras.
Marcia Jacichen Gomes, secretária executiva da Posigraf
Positivo em Foco (PeF): qual é seu livro favorito? Conte para nós sobre o enredo.
Marcia: lendo atualmente O Diário de Anne Frank. Foi escrito num período de dois anos durante o holocausto. O diário foi o apoio emocional de Anne, uma maneira de externar suas angústias e medos. Em 1944 resolveu melhorar os detalhes e incluir algumas outras passagens com a intenção de publicar um livro ao final da guerra e dividir com o mundo os sofrimentos passados na ocupação nazista à Amsterdã. Foi escrito no sótão de uma casa onde ela e a família precisaram se esconder após abandonarem sua residência, no momento que os Alemães invadiram Holanda. Ela tinha somente 13 anos quando começou o diário.
PeF: por que você gosta desse livro?
Marcia: este é um dos livros mais lidos pelo mundo e trata de um assunto delicado, espinhoso e comovente e ao meu ver. Aconteceu num passado muito recente, onde milhares de pessoas foram obrigadas a fugir, a se esconder e morreram pela petulância de um único homem, pela ideia que ele criou, que sua raça era superior às demais. E vejo que o mundo ainda não se livrou por completo destes pensamentos mesquinhos e horrendos. Serve de alerta sobre respeitar a individualidade de cada humano. O que mantém este livro em eterna atualidade.
PeF: como esse livro lhe ajuda?
Marcia: me lembra do que realmente merece valor: vida, liberdade de ir e vir, filho, família e trabalho! Impossível mensurar as imensas atrocidades que os judeus sofreram neste período, com tantas restrições e atrocidades que duraram por vários anos. Estes tristes e verdadeiros fatos nos fazem lembrar que certas dificuldades diárias ou momentâneas que possamos ter se tornam ínfimas diante da história.
======================================
Valéria Batista de Souza, assistente de Marketing da Posigraf
Positivo em Foco (PeF): qual é seu livro favorito? Conte para nós sobre o enredo.
Valéria: meu livro favorito é Fique Comigo, da Ayòbámi Adébáyò, que conta a história de Yejide e Akin, um casal nigeriano que enfrenta muita pressão da família para ter filhos. Depois de anos de tentativas, a família insiste que Akin tome uma segunda esposa, mesmo ele e Yejide tendo decidido ser monogâmicos. A chegada dessa segunda esposa mexe demais com Yejide, que se vê disposta a tudo para engravidar. A história se passa na Nigéria dos anos 1980, em meio à ditadura militar, e fala sobre as dores, sacrifícios e dilemas que o casal enfrenta.
PeF: por que você gosta desse livro?
Valéria: gosto desse livro porque ele é intenso e bem escrito. A escrita da Ayòbámi Adébáyò é tão precisa que faz a gente sentir as emoções dos personagens. A narrativa alterna entre Yejide e Akin e, com uma linguagem poética, deixa a leitura super fluida, mas ao mesmo tempo tão pesada que me vi pausando para processar tudo. É um livro sobre sacrifício, desejo e tudo o que estamos dispostos a enfrentar. Ele traz reviravoltas e uma profundidade que tornam a leitura viciante.
PeF: como esse livro lhe ajuda?
Valéria: este livro me mostrou que, muitas vezes, tomamos decisões sem ter toda a visão do que realmente está acontecendo, o que pode levar a erros que a gente só entende depois. Mas ele também me fez pensar sobre a importância de ter coragem para lidar com as consequências dessas escolhas. Esta história e a forma como a autora escreve me marcaram muito, e sei que levarei essas lições comigo.
Compartilhar indicações de leitura é uma maneira de conectar os colaboradores e enriquecer o ambiente de trabalho. Fique ligado para mais recomendações na próxima edição!
Quer fazer a sua indicação? Responda às perguntas acima, e envie-nos pelo e-mail comunicacaocorporativa@positivo.com.br, ou pelo WhatsApp: (41) 3250 – 3757.