Como criar posts inteligentes e não ‘biscoitar’ o seu perfil

12 de julho de 2021
Confira as dicas do José Pedro Lino sobre como movimentar o seu perfil nas redes sociais.

Se você é antenado nas redes sociais, então já deve ter ouvido falar na expressão ‘biscoitar’. Diariamente, há uma avalanche de imagens, ideias e novos conceitos publicados com o objetivo de angariar seguidores ou curtidas. Mas saiba que é possível ter um perfil competidor, com conteúdo de qualidade, sem virar um ‘biscoiteiro’ nas plataformas.

Veja as dicas do José Pedro Lino, supervisor pedagógico da área comercial na Editora Aprende Brasil, sobre como movimentar as redes de forma inteligente!

Qual é o seu objetivo na rede social?

Essa é a pergunta principal, antes de mais nada. Se o seu foco for mais profissional, e você quer interagir com pessoas que atuam na sua área, o canal ideal é o LinkedIn. Contudo, o Facebook e o Instagram, se bem utilizados, também poderão contribuir para esse seu objetivo. Caso queira criar conteúdos mais intimistas, focados no relacionamento com amigos e familiares, as alternativas de redes aumentam, podendo optar por plataformas como Twitter, TikTok, Snapchat e muitas outras, hoje disponíveis.

Conheça o seu público

As pessoas só seguem perfis com os quais se identificam. Por isso, conheça os seus contatos e amigos, e tente entender quais são os interesses em comum. Isso ajudará a avaliar se o seu conteúdo é relevante, facilitando na hora de criar posts diversificados e reduzindo as chances de estagnar.

Diversifique e seja criativo!

As possibilidades são inúmeras, se você for criativo e abusar das ferramentas oferecidas. Se busca engajamento, aposte numa linguagem mais leve, acessível, com pouco texto e mais formas visuais. Use recursos como vídeos, áudios, gifs, memes e procure oportunidades para criar posts gamificados. As pessoas adoram interagir!

Um perfil de qualidade, não quantidade

Os conectados tendem a seguir aqueles que são autênticos. Tenha espontaneidade, carisma, empatia, e não um perfil ‘robô’ que dispara publicações sem valor agregado. E, quando postar algo, interaja com os comentários, faz parte! Lembre-se: você é o que você publica, então seja você mesmo!

José Pedro é mestre em Educação e atua na área comercial da Editora Aprende Brasil, como supervisor pedagógico. Movimenta os seus perfis nas redes sociais cada qual com a sua identidade, e utiliza o seu Linkedin para postar conteúdos de valor e voltados à gestão educacional.

 

Se liga! Agir com bom senso e ter autovigilância são algumas das dicas de Compliance para manter uma boa postura profissional e pessoal nas redes sociais. Relembre o episódio Uso de Redes Sociais, da websérie Faça a Escolha Certa, e tenha uma conduta on-line positiva!

Você também pode enviar a sua sugestão e aparecer por aqui! Envie um e-mail para comunicacacaocorporativa@positivo.com.br com a sua dica.