Orçamento da educação é discutido no ADE

15 de julho de 2019
Devolutivas do projeto “Vamos fazer essa conta juntos?”, quando os secretários e equipes receberam as análises de dados financeiros e pedagógicos.
Devolutivas do projeto “Vamos fazer essa conta juntos?”, quando os secretários e equipes receberam as análises de dados financeiros e pedagógicos.

Para atender à demanda levantada pelos secretários de educação dos municípios que integram o Arranjo de Desenvolvimento da Educação (ADE), a Granfpolis e o Instituto Positivo promoveram um encontro para dialogar sobre o orçamento na educação. A iniciativa de promover essa reunião surgiu depois das devolutivas do projeto “Vamos fazer essa conta juntos?”, visando auxiliar aos municípios com a indicação de pontos importantes e esclarecimento de dúvidas.

O encontro contou com o apoio do diretor financeiro da Granfpolis, Gilberto Brasil, e do professor Carlos Eduardo Sanches. Na ocasião, os presentes tiveram a oportunidade de participar de uma palestra de formação, cujo objetivo é o fortalecimento do trabalho de gestão das secretarias de Educação, com destaque para a importância do acompanhamento detalhado do que foi orçado e o que foi realizado.

Para a secretária do município de Angelina (SC), Rosi Meri da Silva, esta é uma ação que atende às expectativas dos secretários de Educação. “Acredito em estatísticas, penso que temos que trabalhar com metas e indicadores, mas, enquanto ADE, precisamos entender o trabalho em rede entre contabilidades, RH e educação, por meio de cursos ou de outras estratégias, para que seja possível avançar nesse sentido”, afirma.

O projeto “Vamos fazer essa conta juntos?” é uma iniciativa do ADE Granfpolis, que busca compreender a eficiência e a eficácia dos investimentos feitos pelos municípios na área da educação. Como resultado, até agora, já houve a análise de dados financeiros e pedagógicos dos municípios participantes e entrega dessa pesquisa aos secretários e equipes, com recomendações importantes para aumentar a qualidade e a equidade da educação do município e do território.