Táticas para ampliar o autodesenvolvimento

24 de agosto de 2021

Ser protagonista do seu próprio desenvolvimento requer foco e objetividade. Para que possa investir na sua evolução, profissional e pessoal, a busca pelo conhecimento deve ser persistente e se tornar um compromisso consigo mesmo. A criação de uma rotina voltada ao autoconhecimento é longa, mas algumas táticas podem ajudar e facilitar essa jornada.

Veja as dicas das analistas de Recursos Humanos, Cristina Yara Volante Pereira e Liziane Selles Pires de Lima, que podem ajudar na construção de práticas diárias voltada para o autodesenvolvimento.

Tenha clareza quanto aos seus objetivos

Uma meta bem estabelecida ajuda a identificar com mais facilidade o caminho a ser percorrido. Este primeiro ponto traz luz sobre onde você quer chegar, e ter uma visão voltada à realização. “O que você quer ser quando crescer?” é uma pergunta que ouvimos na infância e adolescência, mas que deve ser feita em todos os momentos da sua vida.

Atente-se que não estamos falando apenas do lado profissional. “Quero ser um especialista em churrasco”, como o nosso colega Leonardo Galli Pinheiro mostrou ser na última edição do Dicas, com certeza requer o mesmo ponto de partida.

Invista em formações alinhadas ao seu propósito

Quem disse que investir requer apenas dinheiro? Dedicar o seu tempo e a sua atenção também são formas de investimento e, para que se esse retorno seja lucrativo, você precisa enxergar o valor agregado proposto na atividade. Por isso, ao ingressar em cursos voltados à capacitação de hard e soft skills, primeiro entenda de que forma eles vão realmente contribuir para o seu desenvolvimento, seja no âmbito técnico ou de relacionamento. Dê preferência àqueles que façam interface com o seu dia a dia, e que supram necessidades imediatas, para que, de forma assertiva, você tenha qualidade em formações, não apenas quantidade.

Procure um mentor!

Converse com colegas e profissionais entendidos do assunto. O aprendizado constante se dá por múltiplos canais, como livros, cursos, projetos e, também, da troca de experiências. Ter alguém que te inspire, que estimula o pensamento, cria oportunidades e orienta, pode ser de grande valia para idealizar o caminho até o seu objetivo e um suporte em momentos de indecisão ou incertezas.

 Use o feedback como uma ferramenta de crescimento

Busque proativamente o feedback! Ter uma percepção externa sobre o assunto, seu comportamento, atitudes e decisões, de mente e coração abertos, amplia a visão sobre oportunidades de aprendizagem e crescimento. Com diferentes perspectivas, você pode potencializar as suas forças e trabalhar as suas limitações.

 Crie uma rotina

Reserve um momento do seu dia exclusivamente para o autodesenvolvimento. Dar cadência com frequência gera consistência no aprendizado, ou seja, o conhecimento só será possível a partir do momento que você se dedique a ele, pouco a pouco, mas frequentemente.

Uma ferramenta que com certeza poderá auxiliar você no início desta jornada é a Evolua, uma plataforma de aprendizado que está disponível e ao seu alcance. Com cursos rápidos e eficazes, você pode investir no autodesenvolvimento um pouco por dia, no aprimoramento de formações específicas ou comportamentais, alinhadas ao seu objetivo. Aproveite e clique aqui para conferir!

Cristina Yara é pós-graduada em Gestão de Talentos e Carreira pela PUC-PR. Iniciou sua jornada no Grupo Positivo em 2018 e, atualmente, é Analista de Recursos Humanos na área de Desenvolvimento Humano Organizacional (DHO). Como investidora no autodesenvolvimento, é leitora assídua em temas de Learning Agility e Lifelong Learning.

Liziane é formada em Administração e pós graduada em Gestão Estratégica de Pessoas. Atua como Analista de Recursos Humanos na área de Desenvolvimento Humano Organizacional (DHO) e busca o autodesenvolvimento nas trocas de conhecimento tanto com colegas da empresa quanto com demais profissionais de referência da área de Recursos Humanos.

Você também pode enviar a sua sugestão e aparecer por aqui! Envie um e-mail para comunicacacaocorporativa@positivo.com.br com a sua dica.

Notícias Relacionadas