Um churrasco em família

10 de agosto de 2021
Confira as dicas para um churrasco classe A!

O Dia dos Pais, no último domingo, com certeza rendeu boas conversas, histórias e momentos de alegrias. Uma comemoração clássica desta data é o tradicional churrasco, que envolve a família inteira nas diversas etapas de preparação, desde a seleção do cardápio até servir à mesa.

Com certeza todo pai já se arriscou em pilotar uma churrasqueira! E, para não dar bola fora no próximo preparo, o Leonardo Galli Pinheiro, analista de controladoria na Central Positivo, trouxe algumas dicas para garantir o sucesso da refeição que é paixão nacional. Confira!

 Monte o cardápio

Para agradar a todos os paladares, conheça o seu público. Além de escolher a carne mais adequada para o seu churrasco, faça uma seleção de itens que complementam a refeição. Aquela salada de maionese feita com receita caseira, ou uma linguiça para servir como aperitivo, sempre acompanham os momentos de descontração e confraternização.

Como selecionar os ingredientes

Para aqueles que acompanham as redes sociais de churrasqueiros profissionais, muitas vezes nos deparamos com carnes importadas e nobres. Prefira os cortes mais populares, os ‘queridinhos’ dos churrascos, que são mais fáceis de serem colocados à grelha como: Picanha, Fraldinha (ou Vazio, como é conhecida no sul do país), Bife ancho (o famoso entrecôte), e o Contrafilé.

Tem uma galera mais fitness ou vegetariana presente? Hoje, o churrasco é muito mais do que só carne! Um milho na grelha, espetinhos de queijo-coalho, pão de alho/cebola ou o famoso ‘xixo vegetariano’ (com pimentão, cebola, cogumelos e o que mais a sua criatividade permitir), agrada até os carnívoros de plantão. Algumas frutas, como o abacaxi e a banana, podem ser levadas à grelha e servidas como sobremesa também.

A compra certa

Para determinar as quantidades ideais de consumo, esteja atento ao tempo do evento. Fazer um churrasco em um almoço ou jantar requer uma compra menor do que para uma festa. Se quiser, já existem online algumas ‘calculadoras de churrasco’, que auxiliam nas quantidades, para não haver desperdício, ou alguém ficar sem comer. Clique aqui e confira uma delas.

Depois de comprar tudo, eu começo…

Pelo carvão, é claro! Faça uma camada de aproximadamente uns 10cm de altura, sem economizar, dentro da churrasqueira. A temperatura da brasa é muito importante para o sucesso do churrasco. Sabemos que está pronta quando o carvão  começar a ficar cinza claro ou branco e, para chegar neste ponto, ele precisar estar, há pelo menos, uma hora aceso.

Alguns churrasqueiros recomendam o teste dos 5 segundos, que é basicamente colocar a mão à uma altura de 10cm da brasa. Se não conseguir deixá-la por 5 segundos, pode iniciar a preparar os alimentos.

O tempero de família

A participação da família é o que garante que o churrasco tenha aquele sabor especial. Combine quem vai fazer a maionese cremosa, ou a receita de farofa infalível para acompanhar. Não pode faltar o arroz e a salada, mas o tempero fica a critério das tradições familiares.

E lembre-se: ainda estamos vivendo um período de pandemia, então faça a churrascada apenas com as pessoas do seu convívio e respeite as orientações de distanciamento social aplicadas para a sua cidade.

 

Leonardo é formado em Ciências Contábeis e especialista em Controladoria e Finanças. Iniciou sua trajetória no Grupo Positivo em 2014, como assistente contábil e atualmente é analista de controladoria na Central Positivo. Pai do Arthur, ele tem o churrasco como hobby e hoje é considerado o churrasqueiro oficial da sua família, nos eventos entre amigos e nos retiros que participa.