Com o objetivo de prevenir a contaminação pelo vírus da gripe H1N1/Influenza, o Grupo Positivo iniciou a Campanha de Vacinação 2021 para os colaboradores e dependentes legais em todas as suas unidades. Junto a ela, também está promovendo a solidariedade por meio da arrecadação de alimentos não perecíveis e itens de higiene pessoal. Para participar, basta levar a sua doação no dia da vacinação e entregá-la no local indicado.
Os recursos arrecadados serão destinados a famílias e profissionais beneficiados por Cooperativas e Catadores e Catadoras de Recicláveis e Reutilizáveis no Paraná e em Santa Catarina, em situação de vulnerabilidade social e que, devido à pandemia da Covid-19, sofreram um forte impacto econômico. Entre as principais dificuldades dessas pessoas, está o acesso a uma alimentação adequada e a materiais de higiene.
A campanha de arrecadação é fruto da parceria entre o Instituto Positivo, o Ministério Público do Trabalho do Paraná e instituições que trabalham para garantir a autonomia destas cooperativas e que direcionarão os itens recebidos. São elas:
Instituto Lixo e Cidadania: com sede em Curitiba, viabiliza assistência administrativa, financeira, contábil e jurídica às associações e cooperativas de catadores de materiais recicláveis do Paraná, para garantir a autonomia, autogestão e independência desses grupos.
Associação Ecológica de Recicladores e Catadores de Joinville (Assecrejo): criada em 2001, é composta por trabalhadores que separam os materiais recicláveis recolhidos pelos caminhões de coleta seletiva e os vendem para intermediários e indústrias. Mensalmente, o valor das vendas é dividido igualmente entre os beneficiários.
Associação ABACLIN: atua na coleta e triagem de materiais recicláveis em uma comunidade em situação de vulnerabilidade social na região de Palhoça, em Florianópolis. A renda da venda dos materiais é revertida para as famílias que trabalham na associação.
Os colaboradores da Positivo Tecnologia que já se vacinaram contribuíram com a campanha. Quando chegar a sua vez de receber a imunização, participe e doe os recursos necessários para este fim.