Aprende Brasil Educação apresenta: Laços – Educação Socioemocional

10 de fevereiro de 2023
Tempo médio de leitura: 2 minutos.

 

Aprende Brasil Educação lança nova solução destinada a estimular a educação socioemocional dos alunos para criar um ambiente educacional mais saudável e com o diálogo aberto. A coleção Laços foi desenvolvida para apoiar professores na promoção de um ambiente saudável que favoreça a construção de habilidades essenciais aos estudantes do Ensino Fundamental (Anos Iniciais e Anos Finais), oferecendo materiais que fortalecem a relação entre a família e a escola. Além disso, visa incentivar os alunos a aprender a lidar com as próprias emoções de forma segura e responsável.

A Laços, que chegará neste mês de fevereiro às escolas públicas conveniadas, é composta de lições independentes que propiciam a flexibilização da seleção e organização dos temas apresentados, contribuindo para que a abordagem deles junto aos estudantes aconteça conforme a demanda da turma.

Estudantes AGEM melhor quando conseguem gerir suas EMOÇÕES. Conheça os pilares socioemocionais da Aprende Brasil Educação que são a base dessa solução:

Sentir e refletir: conhecer as emoções e gerenciar as próprias ações e reações fazem parte do processo de autoconhecimento.

Acreditar e planejar: o projeto de vida começa com acreditar em si mesmo, estabelecer metas, planejar e ter a autoconfiança para seguir em frente.

Respeitar e compartilhar: momento de trabalhar as habilidades sociais, especialmente a empatia, o trabalho em equipe e o respeito ao próximo.

Por que trabalhar as emoções dos estudantes?

Para tornar o ambiente escolar um espaço mais harmonioso e, consequentemente, propício ao aprendizado, é importante mediar o desenvolvimento do autoconhecimento dos estudantes, visando à melhoria de seus comportamentos e desempenhos com lições que vão guiá-los por toda a vida.

O bullying e outros tipos de violência requerem atenção nas escolas, principalmente após a criação da Lei nº 13.663, que inclui a adoção de medidas de conscientização, prevenção e combate a todo tipo de violência e a promoção da cultura da paz nas instituições de ensino.