Primeiramente, gostaríamos de te contar um pouquinho sobre o programa que criamos para incentivo ao autocuidado, amor-próprio, saúde, bem-estar, etc. Ufa! O Atitude Positiva tem tanto benefício, que poderíamos ficar aqui por um bom tempo. Mas, vamos lá! O cuidado e a prevenção são essenciais durante o ano todo. E o programa está aqui, justamente, para auxiliá-lo a , lembrar sobre cuidados importantes que, muitas vezes, deixamos passar na correria do dia a dia.
O tema deste mês aborda o autocuidado e, principalmente, o alerta para a campanha de conscientização do Outubro Rosa, que foca na luta contra o câncer de mama. Você sabia que, com apenas um toque é possível identificar, preliminarmente, caso haja algum nódulo em sua mama? O autoexame auxilia no conhecimento de seu corpo, além de ser uma forma de prevenção. Mas, ele é só o início. É indispensável que seja realizado exame clínico, com um profissional de saúde, e é de extrema importância aquele check-up, ao menos, uma vez ao ano. É essencial lembrar que esta doença pode ser diagnosticada em mulheres e em homens, também.
Atenção ao alerta: o principal sintoma do câncer de mama é a identificação de um caroço na região das mamas, acompanhado ou não de dor. A pele também pode apresentar mudanças, ficando mais rugosa, além da possível presença de pequenos caroços embaixo do braço.
Manter um hábito alimentar saudável e equilibrado é muito importante, além da prática de atividades físicas, e não fazer uso de cigarros pode ajudar na prevenção do câncer e de outras doenças. O câncer de mama tem cura!
Todos podemos contribuir com esta causa, promovendo a conscientização. Como é o caso da Fernanda Pehls Mendes, do Aprende Brasil.
Durante o ano todo, Fernanda usa um colar muito especial. Ele é formado por ícones que representam nódulos em tamanho real. Cada um deles, simboliza um grau, entre 1, 2, 3, 4 e 5.
“O crescimento é proporcional à diminuição das chances de cura da doença. Até o terceiro nódulo, grau 2, há 95% de cura. O Colar da Vitória foi lançado pela Femama (Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama) em outubro de 2008.
E eu amo o meu! Chega a estar até desbotadinho depois de 14 anos de uso”, comenta.
Assim como a Fernanda, você também fazer parte desse movimento. O câncer de mama tem cura. Vamos juntos com uma atitude positiva!
POR UMA ATITUDE MAIS POSITIVA!
No dia 31/10, será realizada uma palestra com o tema outubro rosa, on-line, das 10h às 11h, para todos os colaboradores do grupo.