Tempo médio de leitura: 4 minutos
No Instituto Positivo, o incentivo à leitura não é apenas um discurso — é um compromisso que se traduz em ações concretas. O posicionamento em favor da leitura se reflete nos programas sociais desenvolvidos para a comunidade, nas ações voltadas aos colaboradores do Grupo Positivo e, claro, no dia a dia do Centro de Educação Infantil (CEI) Maria Amélia, onde o encantamento pelas histórias começa desde os primeiros anos de vida.
Entre os projetos que fazem parte dessa trajetória, a Ciranda do Livro é um dos mais especiais. Criado antes mesmo da unidade ser administrado pelo Grupo Positivo, quando ainda funcionava como escola social idealizada e mantida pelo professor Cixares Líbero Vargas, o projeto atravessa gerações, levando histórias da escola para dentro das casas das famílias. Toda sexta-feira, as crianças escolhem um livro e levam para casa, com o convite de viver, ao lado da família, momentos únicos de leitura e imaginação durante o fim de semana.
Mas se tem algo que faz parte da cultura do Grupo Positivo é a busca constante por inovar com simplicidade. E foi exatamente com essa inspiração que nasceu a Cabidoteca Móvel, uma ideia criativa e encantadora da coordenadora pedagógica da unidade, Cristiane Fernandes de Lima.
Imagine uma arara de roupas — daquelas que organizam vestuário. Agora troque as roupas por livros, cuidadosamente pendurados em cabides, prontos para serem escolhidos. A Cabidoteca Móvel funciona em um espaço ao portão da escola, justamente no caminho dos pais na hora de buscar os pequenos. É simples, acessível e cheio de significado. As famílias escolhem seus livros ali mesmo, no corre-corre do dia a dia, e o controle? Bem, também é descomplicado, basta enviar uma foto do livro escolhido para o WhatsApp da unidade.
“Como a leitura em família sempre foi muito apreciada pelas crianças e reconhecemos o valor desse hábito, criamos a Cabidoteca Móvel, pensada para incentivar ainda mais a leitura em casa e tornar os livros mais acessíveis às famílias. Dessa forma, ampliamos as possibilidades de leitura no ambiente familiar, fortalecendo o vínculo entre adultos e crianças por meio das histórias e promovendo o prazer pela leitura desde a infância”, conta Cristiane.
Além dessas iniciativas que já fazem parte da identidade do CEI Maria Amélia, a unidade também adota as diretrizes encaminhadas pelo Centro de Inovação Pedagógica, Pesquisa e Desenvolvimento (CIPP) dos colégios do Grupo Positivo. A proposta prevê 20 minutos diários de leitura e dois momentos semanais dedicados à contação de histórias e leitura mediada, sempre considerando a importância de que as crianças estejam cercadas de palavras, sons, imaginação e narrativas desde bem pequenas.
No CEI Maria Amélia, cada página virada é uma nova descoberta. Cada história contada é uma sementinha plantada. E cada livro compartilhado é um passo na construção de um mundo onde educar é também encantar, acolher e transformar. Aqui, a leitura começa na infância, mas seu impacto acompanha as crianças por toda a vida.
Sobre o CEI Maria Amélia
O Centro de Educação Infantil (CEI) Maria Amélia, fundado em 2010 como Associação Maria Amélia (AMA), é uma organização sem fins lucrativos que atende gratuitamente cerca de 100 crianças em período integral. Desde 2018, a instituição é administrada em conjunto pelos colégios do Grupo Positivo e pelo Instituto Positivo, com apoio das demais empresas do Grupo Positivo, que contribuem com soluções didáticas e tecnologias educacionais, fortalecendo assim o compromisso de todas as unidades com a educação e bem-estar das crianças atendidas.