Tempo médio de leitura: 3 minutos
Você sabia que a inteligência artificial já está ajudando a reduzir a inadimplência no Grupo Positivo? Apresentamos a MIA — a nossa assistente virtual de cobrança, que interage com os clientes via WhatsApp e já tem feito a diferença nos casos de até 30 dias de atraso nos pagamentos.
Implantada em novembro de 2024, a solução foi criada com o objetivo de modernizar e humanizar o contato com responsáveis financeiros inadimplentes, integrando inovação e eficiência ao setor de cobrança. A ferramenta foi desenvolvida a partir da tecnologia do ChatGPT (versão 4), mas com um detalhe importante: todas as regras de negociação são definidas pelo Grupo Positivo, garantindo total alinhamento com a política da empresa.
E o que torna a MIA tão especial?
Ela entende abreviações, gírias, emojis e responde com uma linguagem idêntica à dos nossos operadores humanos. Com isso, a conversa é leve, fluida e eficaz — ideal para os pais que, muitas vezes, só conseguem resolver esse tipo de pendência fora do horário comercial. Isso porque a MIA está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Além de facilitar a renegociação de dívidas de forma prática e amigável, a MIA trouxe resultados concretos:
- Queda no número de inadimplentes, especialmente nos casos de esquecimento;
- Padronização do processo de cobrança em todas as unidades;
- Impedimento do envio precoce para assessorias externas, reduzindo custos com honorários;
- Melhoria na experiência do cliente, com um canal de contato ágil, direto e empático.
A implantação da plataforma levou apenas três meses e, desde então, a operação tem se mostrado um verdadeiro avanço para o setor — sem perder o foco principal: o cuidado com as pessoas.
A MIA mostra que tecnologia e empatia podem (e devem) caminhar juntas, criando soluções que otimizam processos e fortalecem o relacionamento com as famílias. Esse é mais um exemplo de como o Grupo Positivo investe em inovação com propósito.